Prefeitura finaliza projeto Pousada da Cidadania

16/06/2008 17:53:57 - Jornalista: Equipe Secom

Programa quem vem integrando vários setores da administração municipal, a Pousada da Cidadania deu mais um importante passo para a resolução da situação dos moradores de rua em Macaé. Nesta segunda-feira (16), o secretário Municipal Especial de Saúde, Dr. Luiz da Penha, acompanhou o secretário Municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, (Jorjão Siqueira) na visita à Pousada da Cidadania, no Barreto, para conhecer as instalações e confirmar a parceria para a implantação da ação.


O secretário Luiz da Penha atendeu às solicitações feitas por Jorjão, no que se refere a mobiliário para a sala de repouso, como camas hospitalares, biombos e carrinho de curativos, colocando-se à disposição para somar com know-how da área médica nas ações, reconhecendo a importância do programa.

A equipe da Pousada da Cidadania, durante toda a manhã de segunda-feira, abordou os moradores de rua, com o intuito de conhecimento e aproximação com esse público. As assistentes sociais da Secretaria Executiva de Assistência Social, acompanhadas do monitor Fred, vêm mapeando rotineiramente a população de rua de Macaé, para conhecimento do perfil. Segundo dados já apurados, a maioria é do sexo masculino, está em situação de rua de cinco a sete anos e tem idade entre 40 e 59 anos. Verificou-se, ainda, significativa quantidade de usuários de álcool e alguns com famílias no município.

O secretário Jorjão Siqueira destaca que a Pousada da Cidadania tem por finalidade atuar socialmente no resgate de moradores de rua para cidadania, com restabelecimento dos vínculos familiares e capacitação profissional. Nesse sentido, uma equipe técnica foi contratada para atuação 24 horas, sete dias na semana, tendo diversos órgãos municipais parceiros colaborando para infra-estruturação do espaço. A equipe é composta por médicos psiquiatra e clínico geral, enfermeiros, psicólogos, advogado, técnicos de enfermagem, seguranças, educador social, cuidadores e monitores, que trabalharão em esquema de escala de modo que a estrutura funcione em tempo integral.