Prefeitura firma parceria com empresas para instalação de lan houses públicas

17/06/2008 14:36:48 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé firmou parceria com a empresa IESA Óleo e Gás, que vai implantar uma lan house pública em uma das salas da Escola Municipal de Imboassica. O espaço já está sendo preparado para instalação dos computadores, após visita da equipe da secretaria, nesta semana, acompanhada dos responsáveis pelo setor de Recursos Humanos da empresa. A IESA, localizada no Parque de Tubos, Imboassica, é a primeira empresa a aderir à idéia, que faz parte do Programa Macaé Inteligente, da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec).

Para o coordenador da captação de projetos da prefeitura, Frederico Motta, a responsabilidade social deve ser exercida além dos muros das empresas. Por isso, várias organizações já receberam propostas para doar sucatas para a Fábrica de Cidadania e adotar lan houses, através dos programas de responsabilidade social.

- Hoje, um dos assuntos mais discutidos pela sociedade civil é a responsabilidade social como um instrumento de gestão. Consideramos a importância das empresas na concretização desse trabalho, com ênfase na inclusão social e no desenvolvimento sustentável, e propomos essa parceria, explicou Frederico.

Para a diretora adjunta da escola, Cristina Alves, ter computadores para os alunos e a comunidade é a concretização de um sonho. "Estamos muito ansiosos, porque muitos de nossos alunos não conhecem a Internet e a inclusão digital está chegando para nossa realidade", disse. A analista de Recursos Humanos da IESA, Isis Soares, informou que a proposta da empresa é melhorar a qualidade de vida do seu entorno e ampliar a inclusão digital.

Frederico informou que as máquinas doadas pelas empresas são levadas para a Fábrica da Cidadania, local onde o jovem em situação de vulnerabilidade social é orientado por técnicos e aprende a reformar os micros e a reciclar o hardware, através do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.

Os computadores já reformados e montados são colocados na comunidade (lan house pública), o que viabiliza o acesso à Internet nos bairros. As empresas que fazem parte deste projeto são dos setores de mídia, telefonia, educação, metalurgia, imobiliário, hotelaria, caldeiraria, contabilidade, navegação e logística offshore.

Os interessados em exercer a responsabilidade social, através dos projetos do Macaé Inteligente, podem fazer contato pelo endereço eletrônico fmotta@macae.rj.gov.br do coordenador de projetos Frederico Motta e obter mais informações.