Prefeitura forma 6985 alunos superando a meta com a Petrobras

01/10/2009 21:23:08 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Luiz Bispo

Formatura aconteceu na Cidade Universitária

A quarta formatura dos alunos de qualificação profissional da Secretaria Municipal de Educação foi marcada pelo anúncio da superação da meta estabelecida no convênio entre a prefeitura e a Petrobras. Em apenas 13 meses, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) formou 6985 jovens e adultos em cursos de qualificação não exclusivos à cadeia de petróleo. A meta estabelecida era de 5740, no entanto a expectativa foi superada com 1245 formandos a mais. O convênio tem duração até dezembro deste ano.

A prefeitura e a Petrobras já iniciaram o processo de renovação e prosseguimento do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) para 2010. A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, representou o prefeito Riverton Mussi.

O evento contou ainda com a presença do gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), José Airton, o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UN-BC, Lincoln Weinhart, o deputado federal e secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Jorge Bittar, os secretários municipais de Assistência Social e Meio Ambiente, Júlio César de Barros e Maxwuell Vaz, e diretores do Cetep.

Após a apresentação do coral da Petrobras, os integrantes da mesa principal destacaram o sucesso do único projeto do Prodesmar que apresentou resultados efetivos. A cerimônia da entrega dos certificados e o trabalho da Educação foram elogiados pelo gerente geral da Petrobras e pelo deputado federal Jorge Bittar, que solicitou o empenho de todos neste processo de renovação do convênio tendo em vista o sucesso comprovado da parceria estabelecida entre o poder público e privado.

Marilena Garcia anunciou a implantação do curso de Grafitagem e apresentou os grafiteiros que serão instrutores do curso. Ela destacou a perseverança dos alunos que souberam aproveitar a oportunidade de fazer um curso de qualificação gratuito, principalmente das mulheres que fizeram os cursos na área da construção civil. “Agradeço a oportunidade concedida pelo prefeito Riverton Mussi de executar este projeto através da Educação. Essa etapa foi vencida, mas estamos prontos para muitas outras. Queremos novos desafios”, Marilena Garcia.

Adriana Martins, 24, estava satisfeita por concluir mais um curso. “Este é o segundo que faço. Fiz Inglês e Almoxarifado, não gastei nada, nem com apostila. Os cursos são bons e os certificados têm valor no mercado”. Para José Miguel, 54, esta foi uma oportunidade única. “Uma qualificação nunca é demais. Na minha idade o mercado é mais competitivo”.

Antes da formatura, Jorge Bittar visitou a sede do Cetep, onde se reuniu com os funcionários da educação e os parabenizou por ter em 13 meses conquistado o sucesso na formação dos 6985 jovens. Ele contou sobre sua participação efetiva na criação do Prodesmar e como foi o processo que durou mais de um ano até a assinatura dos convênios. Além dos convênios assinados, as reuniões do Prodesmar realizadas durante o ano de 2007 foram marcadas por duas conquistas: A incorporação de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça e a luta para conseguir junto ao governo Federal a inclusão de Macaé no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).