Prefeitura garante sustento de pescadores com restauração de embarcações e tecnologia

29/02/2008 19:06:12 - Jornalista: Cesar Dussac

Segurança dos pescadores, reforma das embarcações, restauração da frota pesqueira, emprego de alta tecnologia foram decisões tomadas pela prefeitura, através da secretaria executiva de Pesca, apresentadas aos pescadores na tarde desta sexta-feira (29), na sede da secretaria, pelo secretário executivo de Pesca, José Carlos Bento, acompanhado do secretário executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, e do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega.

As decisões, debatidas segunda-feira (25) e nesta sexta –feira de manhã, transformaram-se em ações de políticas públicas em prol da comunidade pesqueira, com a restauração das embarcações a ser implementada a partir da primeira semana de março, segundo o secretário José Carlos.

- Conforme determinação do prefeito Riverton Mussi, a prioridade da restauração, no primeiro momento, é para os pescadores mais carentes, e a secretaria já identificou 15 barcos, cujos pescadores proprietários não têm qualquer condição de se lançar ao mar, para prover o seu sustento e da família. A situação dessas embarcações não oferece segurança à vida da tripulação. Sabemos que cada barco, além do sustento do proprietário e família, ainda provê o sustento de mais 10 famílias de baixa renda, que não vivem da pesca, mas dependem dela para se alimentar. Este é um fato do qual a sociedade não tinha conhecimento, que mostra a importância do trabalho social do pescador, que nunca foi reconhecido, e agora está sendo valorizado por este governo, em parceria com a Petrobras, representada pelo gerente do Programa Mosaico, William Oliveira, enfatizou.

Segundo William Oliveira, o antigo Projeto, agora transformado em Programa Sócio-Ambiental Mosaico da Petrobras, tem como foco o pescador com o fortalecimento institucional da pesca e o processo técnico-científico, com a visibilidade do monitoramento pesqueiro. “Vamos implementar ações na ponta, a começar pelo o material necessário à reforma das embarcações, que vai ser controlada pela secretaria executiva de Pesca. Para atingirmos nosso objetivo central, a cadeia produtiva da pesca responsável, o Programa Mosaico tem como principal parceira a atual administração, além da comunidade pesqueira”, afirmou William.

O presidente do Fumdec ressaltou o papel do Fundo, que mudou sua metodologia de trabalho. “Quando o prefeito Riverton Mussi me convidou para integrar o governo, o Fundo dependia exclusivamente de verbas municipais. Os empréstimos aos empreendedores não retornavam. Agora, temos a chance de fazer empréstimos no Banco do Brasil, e o tomador vai pagar juros de 2% ao ano, mais 6% ao ano para o Fundo. Podemos agilizar a compra do GPS, aparelho tão necessário `a segurança dos pescadores e sua orientação. Após o pagamento total, o pescador terá de volta os juros do Fundo”, explicou Navega.

José Carlos, ao apresentar o secretário Décio Braga, enfatizou que a parceria com o Marketing e a secretaria de Comunicação, através do secretário Romulo Campos, dá o respaldo necessário às ações sociais. “Visamos à valorização da pesca e dos pescadores, devido à importância do trabalho social que vocês desenvolvem. Por isso, seguindo orientação do prefeito Riverton Mussi, nosso propósito é colocar a pesca em destaque como atividade importante para a economia do município. Para isso, temos que valorizar o pescador. O Marketing aglutina, integra todas as outras secretarias. Somos aliados da Petrobras, através do Programa Mosaico. Nas conversas com o gerente do Programa, William Oliveira, temos acertado este direcionamento”, assegurou Braga.