Prefeitura implanta comissão Permanente de Prevenção contra o alcoolismo na adolescência

20/10/2008 15:34:52 - Jornalista: Sônia Braga

A Secretaria Municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano, por meio da secretaria Executiva de Infância e Juventude, constituiu uma Comissão Permanente de Prevenção ao uso do Álcool na Infância e Adolescência, (anti-alcoolismo).

A campanha surgiu em 2006 diante da necessidade de contribuir para a concretização dos princípios e disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pensar e incrementar campanhas, em especial no que se refere aos artigos 4º e 86º, que trata, especificamente de questões que afetam aos deveres da família e comunidade e das políticas de atendimento dos direitos da criança.

A campanha foi iniciada em 2006 e visa à promoção permanente de prevenção ao uso do álcool na infância e adolescência, com medidas de advertência tanto aos usuários quanto aos responsáveis pela comercialização. Segundo estabelece o art. 4º, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, prioritariamente a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O art. 86 por sua vez, estabelece que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente se faz através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, Estados, Distrito Federal e dos municípios. A partir desses dispositivos legais e da situação preocupante que vem envolvendo os jovens com o uso de bebida alcoólica é que ganhou força a idéia de constituir essa comissão.

A partir desses dispositivos legais e da situação preocupante que vem envolvendo os jovens com o uso de bebida alcoólica é que ganhou força a idéia de constituir a comissão, formada pela coordenadora de Políticas Públicas, Cíntia Carla da Silva e coordenadores Anderson Bispo, Wellington Cervano e Marília Nunes Bastos, vem ministrando palestras nas escolas municipais, enfatizando o uso de drogas lícitas e ilícitas e a prevenção e conscientização em bares e restaurantes sobre o uso do álcool na adolescência.

Nesta segunda-feira (20), a Escola Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda de Cima, recebeu a coordenadora Cíntia para mais uma palestra. A próxima escola será a Escola Municipal do Engenho da Praia. “Nós procuramos conscientizar crianças e adolescentes da 1ª série ao ensino médio, sobre os malefícios do álcool e outras drogas, enfatizando que o jovem que bebe com menos de 18 anos, tem 80% de chance de se tornar um alcoólatra”, explicou Cíntia.

Dentro da campanha está a distribuição de folders, que buscam conscientizar os pais sobre os motivos pelos quais não devem ser permissivos com o consumo do álcool, já que, segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças comecem a beber aos 10 ou 12 anos e os pais têm de saber que os danos são irreversíveis. Para a Organização Mundial da Saúde, há 17 milhões de dependentes do álcool no Brasil e o dano social compromete 7,3% do PIB do país