Prefeitura implanta Ofício Eletrônico em janeiro

19/12/2007 14:45:22 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura vai implantar projeto piloto de Ofício Eletrônico em cinco secretarias especiais e cinco executivas a partir de janeiro. O objetivo do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, é agilizar o envio do material e diminuir gastos com papel, impressão e locomoção para o envio dos ofícios entre as secretarias que compõem o governo. O projeto foi desenvolvido em parceria entre as secretarias executivas de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seitec) e Comunicação Social (Secom).

O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (19), em reunião realizada na Secom, que contou com a participação de representantes das secretarias onde o projeto piloto será implantado.

- Todo o sistema foi desenvolvido sem custo para o município, e essa economia com papel, tinta para impressão e o deslocamento para a entrega dos ofícios, será muito representativa para o governo. O sistema será on-line, agilizando o andamento das comunicações entre as secretarias. Noventa por cento dos encaminhamentos correspondem a ofícios – informou Guto Garcia, secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A partir do projeto apresentado pela Seitec, a equipe de informática da Secom desenvolveu o sistema do Ofício Eletrônico.

- A prefeitura já possui um canal de comunicação interno chamado Secomsys. A partir dessa idéia criamos o sistema de envio de ofício, que funcionará como um e-mail. Cada secretário irá indicar uma pessoa que terá um login para abrir e direcionar a correspondência – explicou o coordenador de Informática da Secom, Marco Aurélio Ribas Lemos, o Mckoy.

A partir de janeiro, o projeto vai ser implantado nas secretarias Especiais de Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Social e Humano, Comunicação Social e Gabinete do Prefeito, e nas secretarias Executivas de Comunicação Social, Inovação, Ciência e Tecnologia, Direitos do Idoso e Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec). Os processos continuarão a ser entregues via portador.

Computadores – Também a partir de janeiro, a prefeitura receberá mais mil computadores novos, alugados para atender a demanda do município. “A empresa ficará responsável também pela manutenção dos computadores. Em 24 horas, a empresa resolverá o problema pelo conserto. Os computadores usados que não puderem atender a demanda das secretarias serão encaminhados à Fábrica de Cidadania para serem reaproveitados”, destacou Guto Garcia, acrescentando que a prefeitura instalará Servidores de Impressão, onde serão colocadas impressoras a laser para agilizar o processo de impressão e diminuir gastos com cartuchos de tinta.