Prefeitura inaugura nova sede do CCZ

17/06/2008 14:27:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé inaugura nesta quarta-feira (18), às 10h, a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Localizado na RJ-168 (Rodovia do Petróleo) no quilômetro 10, a unidade contará com novos serviços. “A meta do governo Riverton Mussi é oferecer um número cada vez maior de serviços que atenda satisfatoriamente os anseios da população”, destacou o presidente do Fundo de Assistência aos Animais, Elcio Pontes.

A área de 60 hectares possui centro de recolhimento de animais de pequeno, médio e grande porte, laboratório e centro cirúrgico. Com uma equipe multiprofissional o Centro de Controle de Zoonoses, foi criado através da Lei Municipal no 2554/04 sendo gerido pelo Fundo Municipal de Assistência aos Animais (FMAA) e realiza diversas ações importantes de combate e controle de endemias e epidemias.

Entre as ações mais conhecidas da população é a realizada pelo Programa de Controle do Aedes aegypti (dengue), onde é feito o reconhecimento geográfico dos bairros, atuações em pontos estratégico, trabalho com UBV (fumacê) e aero system nos casos positivos de dengue, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), entre outros.

Elcio lembra que a equipe do CCZ também atua no controle de bicho-pé, carrapato, culex (pernilongo), controle da raiva animal (cães e gatos), através de vacinação, verificação e orientação de casos de Leptospirose canina e Esporotricose (micose causada por fungo) felina, programa de controle de roedores e atendimento à reclamações de animais sinantrópicos (espécies que coabitam de forma indesejável com o homem) como pombos, morcegos, cobras, aranhas, entre outros e também no controle de endemias como malária, esquistossomose, leishmaniose, doença de chagas, leptospirose e febre amarela.

- É importante ressaltar que além da atuação direta no tratamento, o CCZ realiza um trabalho educativo permanente nas comunidades, empresas e órgãos públicos do município, como também orientação aos proprietários rurais, referente a zoonoses encaminhados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, completa, acrescentando que os trabalhos desenvolvidos pela secretaria Especial de Saúde são pautados na prevenção.

A gerente técnica do CCZ, a veterinário Cristina Pereira lembra que a nova sede do centro possui seis canis com capacidade para 10 animais em cada um, na área do gatil possui 10 gaiolas individuais. Também foram construídos dois canis de isolamento para os animais que apresentem algum tipo de enfermidade que possa ser contagiosa.

A veterinária falou ainda que iniciará um trabalho para sensibilizar os proprietários de animais sobre a questão da posse responsável, pois muitos animais soltos nas ruas, que são recolhidos pelo CCZ têm donos. “Ter um animal de estimação é assumir responsabilidades e custos, com alimentação e veterinário. As pessoas não podem simplesmente se cansar do animal e colocá-lo na rua”, alertou.

Os proprietários de cães também devem ter outros cuidados, como não deixar o animal solto na rua, pois ele pode morder alguém, ser atropelado, além de contrair ou transmitir doenças. A vacinação é outra medida importante: a vacina contra a raiva é feita anualmente de forma gratuita.

Imboassica – Na quinta-feira (19) será inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Imboassica. O objetivo é atender à demanda crescente do bairro e promover a descentralização dos serviços oferecidos pela secretaria de Saúde.

Além de um espaço mais amplo, a nova unidade abrigará também mais serviços, que irão ampliar o número de atendimentos. Atualmente a unidade básica de saúde do bairro conta com as especialidades de clinica geral, pediatria, serviço social e enfermagem, com a inauguração da nova unidade a comunidade terá ainda os serviços de odontologia e ginecologia.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha lembra que são atendidas por dia uma média de 40 pessoas, com a implementação dos novos serviços a expectativa é que este número seja três vezes maior.