Prefeitura incentiva projeto de fixação definitiva da UFF em Macaé

18/07/2005 15:00:36 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura concedeu reajuste de 12,5% à ajuda de custo e de 11% sobre a bolsa de incentivo dos professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas da Universidade Federal Fluminense – UFF. Os professores voltaram a dar aulas após acordo entre eles, os alunos e a Fundação Educacional de Macaé – Funemac. Preocupado com a questão, o prefeito Riverton Mussi já havia se encontrado com estudantes em seu gabinete para discutir o assunto.

O presidente da fundação, professor Jorge Aziz, fala do relacionamento entre a Prefeitura, a UFF e a UFRJ.

- A Prefeitura vem defendendo a expansão das instituições de ensino superior públicas em Macaé e sua permanência de forma definitiva. Daí, o nosso interesse na renovação do convênio com a UFF. Assim, reafirmamos o posicionamento do prefeito Riverton Mussi, que enfatiza um projeto de fixação definitiva da UFF em Macaé, a exemplo do que está fazendo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, no curso de Biologia -, diz.

Segundo Jorge Aziz, além da UFRJ estar construindo instalações definitivas em Macaé, já abriu as inscrições para concurso público de Provas e Títulos para Professor Adjunto (com doutorado), que terão de fixar residência no município. Jorge Aziz informou que a Funemac cedeu espaço para a seleção, cujas inscrições têm prazo de 45 dias, a contar da data da publicação do edital da UFRJ no Diário Oficial da União. O professor adianta que o concurso abrange apreciação de títulos e trabalhos referidos no curriculum vitae, argüição do memorial, escrita com leitura pública, didática.

- O pagamento desses professores ficará a cargo da UFRJ. A prefeitura se comprometeu a ceder pessoal administrativo e a dar apoio na manutenção dos serviços locais do Núcleo de Pesquisas e Estudos de Macaé – Nupem, além de ajudar na construção das instalações dos prédios -, detalha. Aziz acrescenta que, recentemente, a prefeitura doou uma área anexa ao Nupem, onde a UFRJ construirá um bloco de salas de aula para expansão dos cursos de graduação.

Jorge Aziz ressalta a participação da UFRJ em projetos como a Escola de Pescadores, a cargo de formandos e professores que ministram matérias técnicas como Construção Naval, Aqüicultura, Navegação, e sua atuação no Parque Nacional de Jurubatiba, único ecossistema de restinga, onde funciona um campus da Universidade para pesquisa. Além disso, o professor Aziz cita como exemplo de cooperação entre a prefeitura e a UFRJ os cursos de atualização de professores. “Sexta-feira (15) terminou no Nupem mais um curso de 40 horas de atualização em educação ambiental para professores da rede pública da Bacia de Campos”, finaliza.