Prefeitura inicia a Semana de Calouros da UFRJ com Doação de Sangue Voluntária

03/03/2009 16:58:03 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Aulas começaram esta semana

A prefeitura de Macaé ,por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana as atividades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Cidade Universitária. Para marcar a chegada dos alunos, está sendo realizada a Semana de Calouros, que tem como objetivo levar os alunos a participar de uma série de atividades culturais, ambientais e sociais. Entre as atividades propostas está a doação de sangue voluntária. Os voluntários serão levados ao Centro de Hemoterapia da cidade, localizado na Rua Dr. Bueno, 40, para fazer a doação.

A aula inaugural dos cursos de Química, Biologia e Farmácia será realizada nesta quinta feira (5) para 80 alunos. Haverá a recepção com os diretores dos cursos às 17h e no dia seguinte (6), os alunos visitarão a biblioteca. Em seguida, farão plantio de árvores representativas das turmas na Cidade Universitária, encerrando a programação da Semana.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, parabenizou a coordenação da UFRJ pela iniciativa da doação de sangue inserida na programação da Semana e destacou a importância da Cidade Universitária criada pelo prefeito Riverton Mussi. "O governo Riverton está proporcionando oportunidades para mais 80 jovens de terem o ensino superior de qualidade e gratuito".

Os interessados em participar das atividades da Semana de Calouros, deverão se inscrever na secretaria da Cidade Universitária, das 9h às 17h. A semana de recepção de calouros é uma realização da coordenadoria acadêmica da UFRJ na Cidade Universitária e vêm acontecendo todos os semestres e atraindo cada vez mais a atenção dos alunos ingressantes e alunos veteranos.

De acordo com Cristina Teixeira, uma das coordenadoras da UFRJ em Macaé, a Semana é um momento importante para a integração e familiarização do aluno, junto à instituição e seu curso. “Elaboramos essas atividades com uma perspectiva acadêmica e social. E o resultado sempre foi positivo”, disse, ressaltando a participação de todos os alunos na doação de sangue. “Será um pequeno gesto para os alunos, mas que não será jamais esquecido para aqueles que forem beneficiados” completou.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Conceição de Maria, a iniciativa da Cidade Universitária e UFRJ é significativa, pois representa o comprometimento do município com as questões ambientais. “Esse trabalho foca na transversalidade em termos de conscientização, além de trabalhar com ações ligadas aos cursos que a instituição começou a oferecer, como Biologia e Medicina”, disse.