Prefeitura inicia cursos profissionalizantes para mulheres

03/04/2009 10:42:05 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, deu início, na quinta-feira (2), aos cursos de qualificação para mulheres. A primeira aula foi comemorada com um Café da Manhã, na Escola de Qualificação para o Trabalho, onde serão realizadas as aulas, e contou com a presença das subsecretárias Marialva Gentil e Vânia Deveza, da coordenadora da Escola de Qualificação Valéria Brochado, além de professoras, equipes das secretarias envolvidas e alunas.

Os cursos oferecidos através da parceria são biscuit, auxiliar de cabeleireiro, cabeleireira, renda turca, fuxico, tear e customização. As mulheres interessadas em participar podem obter encaminhamentos para os cursos na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, Rua da Igualdade, nº 890, Imbetiba. Para se inscrever é necessário ter mais de 15 anos e levar o documento de identidade. No entanto, é preciso se apressar. Há aulas iniciando já nos dias 06 e 08 de abril.

A Escola de Qualificação para o Trabalho está localizada na Rua Agripino Francisco Martins, nº 110, Imbetiba (atrás do Colégio Municipal Irene Meireles). O principal objetivo dos cursos é qualificar para o mercado com cursos de estética e beleza, ajudando a comunidade a gerar renda. Além dos cursos oferecidos através da parceria, a escola oferece as seguintes qualificações: crochê e pintura em tecido.

Na unidade de Córrego do Ouro, localizada na rua principal, são oferecidos os cursos de pintura, ponto russo, vagonite, biscuit, renda turca, fuxico, tear e crochê. Quem tiver interesse em participar de um dos cursos deve procurar a unidade que está oferecendo a qualificação desejada, de 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Durante a primeira aula, Marialva Gentil ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na Escola de Qualificação para a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrando que o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres é uma das bandeiras defendidas pela secretária, desde o início de sua vida política, e que novas parcerias com a Subsecretaria da Mulher serão firmadas. Já a subsecretária, Vânia Deveza, reafirmou o compromisso municipal com a política de inserção das mulheres no mercado de trabalho, uma das metas do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal e do Prefeito Riverton mussi.