Prefeitura inicia instalação da terceira ponte do Canal Fábio Franco

07/07/2009 15:46:15 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Obra faz parte do programa Água Limpa

A prefeitura de Macaé continua as obras da instalação da terceira ponte pré-moldada sobre o canal Fabio Franco, localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros. O objetivo é aumentar o fluxo de águas pluviais sob esse canal, que atualmente é de apenas dois metros, para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região próxima ao Canal Fábio Franco. As obras fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade.

De acordo com informações do engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras, já foi iniciada a escavação para escoramento do terreno onde a nova ponte será instalada. O segundo passo será a escavação para a retirada da ponte antiga e, após, a preparação do berço do canal, com areia e brita para receber as peças pré-moldadas da nova ponte, que contará com 16 placas pré-moldadas do tipo L.

O engenheiro Edílson colocou que a previsão é de que as obras estejam concluídas dentro de 45 dias, se o tempo permanecer bom. Ele disse que no local o movimento de pedestres é menor, o que facilita a execução do trabalho. “As peças estão prontas no canteiro de obras para serem trazidas para cá. A equipe conta com 20 homens e as obras estão sob a nossa supervisão e do mestre-de-obras, Ubirajara Oliveira. Tudo está dentro da normalidade e as obras evoluem bem”, falou o engenheiro.

Antes das obras nessa passagem de nível, já foram instaladas duas outras pontes sobre esse canal, uma Rua Conde de Araruama, no Centro, e a Avenida Amaral Peixoto, no Miramar e a outra nas proximidades do ABC e a Avenida Santos Moreira, no Miramar. Após a conclusão das obras da terceira ponte, outra etapa do Água Limpa será cumprida, com a instalação da ponte próximo ao Morro de Santana.

- Nesse local, a intervenção será maior, porque essa ponte será instalada sob a linha férrea, com retirada de parte dos trilhos. Para essa intervenção, a Ferrovia Centro Atlântica já foi comunicada pela secretaria de Obras Públicas (Semop) e estamos esperando o aval da ferrovia, disse o engenheiro.

A instalação das pontes sobre o canal é fiscalizada pela secretaria municipal de Obras Públicas (Semop), que definiu essas obras como as primeiras ações do Programa Água Limpa, para beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, localizados na região do Sol y Mar e Riviera. Nessa primeira fase do Programa a administração municipal investe R$ 40 milhões. O investimento da prefeitura em todo o Programa, que tem previsão de ser concluído em quatro anos, é de R$ 277 milhões.

As obras dessa ponte têm o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran, que orienta os condutores de veículos a utilizarem como caminho alternativo a Rua Teixeira de Gouveia em direção ao bairro Costa do Sol ou façam uso das outras passagens de nível como na Rua Conde de Araruama e na Avenida Fábio Franco, próximo ao supermercado ABC.