Prefeitura inicia instalação de novas bombas na elevatória da Télio Barreto

03/11/2009 15:45:04 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Obras devem ser concluídas no fim de semana

A prefeitura de Macaé continua no próximo sábado (7), a partir das 8h, a instalação dos tubos de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro, na Rua Télio Barreto. As obras são realizadas pelo consócio CBPO/Zadar, sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). A obra é para a instalação de três novas bombas na elevatória, que vão aumentar a vazão das águas pluviais vindas do canal da Avenida Fábio Franco.

De acordo com o engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, as obras iniciais nessa rua foram efetuadas no último final de semana, quando o trânsito na Télio Barreto esteve em meia-pista. As obras tinham previsão de estarem concluídas na tarde desta segunda-feira (2), mas tiveram um pequeno atraso por causa do mau tempo.

- Concluímos no final de semana a instalação de três tubos na metade da pista da Télio Barreto. Apesar da chuva, as obras foram bem sucedidas. Ressaltamos o apoio integral da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) no controle do trânsito nessa rua de grande movimentação de veículos. Vamos concluir no próximo final de semana a instalação dos tubos na outra pista, disse o engenheiro.

Os tubos são o primeiro passo para a instalação de três bombas de sucção provisórias na estação elevatória da Télio Barreto, no centro da cidade, com o objetivo de aumentar a vazão das águas que chegam ao canal da Avenida Fábio Franco durante as chuvas. Cada uma dessas bombas tem capacidade para escoar até 500 litros de água por segundo.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, essas bombas provisórias vão aumentar a vazão das águas no Canal Fábio Franco, quando chover mais forte na cidade.

- Aliadas às bombas já existentes na elevatória, essas novas bombas vão fazer com que as águas no canal escoem com maior facilidade, ampliando a vazão de água para quatro mil litros por segundo, melhorando os alagamentos nas ruas situadas próximas ao canal até que estejam concluídas as obras da primeira fase do Programa Água Limpa, colocou o secretário, lembrando que as obras da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco estão adiantadas e que serão iniciadas as obras de instalação do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim.