Prefeitura inicia na próxima semana “Mutirão da Educação” nas escolas

07/01/2010 22:00:39 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Douglas Fernandes

A Vice-prefeita e Secretária de Educação Marilena Garcia e o Presidente do Fundo Municipal da Educação Fernando Aguilera visitaram locais onde podem ser construídas escolas

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação inicia na próxima semana uma grande reforma nas escolas da rede municipal. O “Mutirão da Educação” atuará inicialmente em 16 unidades escolares, com previsão de entrega de até 90 dias. As obras mobilizarão cerca de 200 profissionais, envolverá pintura, reparos e pequenas construções, com o apoio de programa Mutirão Minha Escola Querida, da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é melhorar a estrutura física das escolas oferecendo aos alunos e educadores espaços que estimulem o aprendizado e a convivência social entre crianças e adolescentes. A relação das escolas que passarão pelos reparos será divulgada nos próximos dias.

O Mutirão acontecerá tanto nas escolas da Serra e na Cidade. Na última quarta-feira (6) a Vice-prefeita e Secretária de Educação Marilena Garcia e o Presidente do Fundo Municipal da Educação Fernando Aguilera visitaram algumas das escolas da rede e locais onde poderão ser construídas novas unidades. Eles estiveram no Colégio Municipal Polivalente e nas futuras instalações do Colégio do Bairro Aeroporto e no Bairro Lagomar, onde se estuda a implantação de mais um colégio.

A decisão da reforma nas escolas durante o período das férias foi tomada pelo Prefeito Riverton Mussi e Marilena Garcia no ano passado. Na ocasião, ele afirmou que a iniciativa levará aos alunos uma maior aproximação com os estudos com um espaço escolar cada vez melhor. “Queremos que os alunos comecem as aulas em escolas que estimulem o estudo, por isso esse mutirão de trabalho vai reformar todas as unidades”, declarou.

A futura escola do Parque Aeroporto, terá 20 salas de aula, rampa de acesso ao segundo andar e está sendo construída com tijolos térmicos - que não absorvem calor ou frio. Na Escola Municipalizada Polivante Anísio Teixeira abrigará após sua reforma 880 alunos que estão, provisoriamente, na Faculdade de Filosofia (Fafima) Já está sendo instalada a cobertura do espaço e a próxima etapa é a colocação do piso. A escola terá 31 salas de aula para alunos do sexto ao nono ano.
No Lagomar, na Rua W 5, eles visitara o terreno de 10 mil metros quadrados onde deverá ser construída uma escola que seguirá o projeto da Escola Municipal do Sana, com algumas adaptações para atender alunos do sexto ao nono ano.
“O Lagomar é um bairro com mais de 43 mil moradores com uma demanda grande por salas de aula. Temos alunos daqui nos bairros do Engenho da Praia, Barreto e até no Centro. A prioridade da prefeitura é manter os alunos aqui até por uma questão de segurança”, disse Marilena.

A secretária ainda afirmou que contará com o apoio das demais secretarias municipais como a do Meio Ambiente. “Essa mobilização integrará outros setores como o Meio Ambiente onde o plantio de árvores será uma das ações que complementarão o nosso trabalho”, afirmou.