Prefeitura inicia retirada de árvores para abertura de novo canal

04/09/2009 14:40:26 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Obra faz parte do programa Água Limpa

A prefeitura de Macaé iniciou nesta sexta-feira (4),mais uma etapa do programa Água Limpa de macrodrenagem e saneamento. A Secretaria de Obras está fazendo a retirada de árvores do canteiro da Rua Prefeito Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo, para a construção de um novo canal. A ação foi acompanhada pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente.

As obras de construção do novo canal começam na próxima semana. O canal vai ser o responsável pela drenagem das águas pluviais, ligando os bairros Riviera, Costa do Sol, Visconde de Araújo, Campo d’Oeste e Maringá. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, o novo canal será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura.

- O canal da Antônio Curvelo Benjamim tem grande importância na captação das águas pluviais dessa região, que sempre vivenciou alagamentos em época de chuvas, explicou o secretário.

De acordo com o secretário, a obra de abertura do canal terá apoio de vários equipamentos, como retroescadeira, escavadeiras, guindaste, caminhão, além da construção de escoramento metálica. Ao todo, 80 homens estarão trabalhando diariamente. A Mactran vai trabalhar em conjunto para orientar os motoristas e interditar o acesso para o local. A previsão do término das obras é até o mês de janeiro.

A retirada das árvores foi feita pela empresa Macaúba Paisagismo, contratada pelo consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras do programa Água Limpa. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, como contrapartida ambienta pelo corte das árvores, a empresa doação ao município de adubos orgânicos e mudas de várias espécies que serão plantadas pela prefeitura em vários locais da cidade. “O que se perde de massa verde aqui, será compensado futuramente”, ressaltou.

Programa Água Limpa

As obras do programa Água Limpa começaram com a instalação de novas pontes pré-moldadas nas passagens de nível do canal da Avenida Fábio Franco, que estava estragulado, prejudicando a passagem rápida da água. Os trechos sobre as vias férreas foram alargados. Os bueiros próximos foram modificados, beneficiando o escoamento ao longo do canal. As pontes de cimento e aço têm 16 metros de comprimento por 5,20 de largura, ampliando a passagem das águas pluviais nesse canal.

Outra ponte será instalada na subida do Morro de Sant’Anna, no Miramar ainda este mês. O consórcio CBPO/Zadar também está concluindo o projeto executivo para as intervenções a serem realizadas na elevatória da Télio Barreto e Rio Macaé, definindo o tamanho da elevatória, capacidade das bombas e modelo da comporta. O objetivo é complementar as ações de melhoria do escoamento das águas pluviais do canal e das regiões situadas em suas proximidades.

Na Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), o canal de escoamento será totalmente refeito, com formato retangular e em concreto armado. Hoje, o canal - canalizado com tubulação Armco, de dois mil milímetros – está com alto grau de assoreamento e rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.