Prefeitura instala duas bombas na ETE do Aeroporto

13/03/2009 14:36:09 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Serviços Públicos recupera estação de tratamento de esgoto do bairro que terá capacidade para absorver 100 litros por segundo

A prefeitura de Macaé iniciou esta semana, a recuperação da Estação de Tratamento dede Esgoto (ETE) do bairro Parque Aeroporto. A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) está realizando limpeza, pintura das instalações e reposição de equipamentos furtados. Nesta sexta-feira (13) o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, acompanhou a chegada e o início da instalação de duas novas bombas de sucção que terão a capacidade de tratar 100 litros de esgoto por segundo.

O objetivo é que a ETE funcione com carga plena, recebendo o esgoto dos moradores da localidade e também os despejos de dejetos de caminhões limpa-fossas autorizados pela administração municipal. Enquanto a ETE do Parque Aeroporto não está totalmente recuperada, os caminhões fossa da prefeitura estão realizando os despejos na estação do Engenho da Praia.

- A montagem e instalação da parte elétrica e hidráulica das novas bombas de sucção da ETE do Aeroporto deverá estar pronta em no máximo três dias. Com a recuperação da estação todo o esgoto do bairro será 100% tratado para ser despejado no canal Macaé-Campos. A prefeitura por meio da Semusp está realizando todos os reparos necessários na ETE para seu pleno funcionamento, explicou George Jardim.

Toda a área interna da ETE está sendo limpa, com retirada de mato, de lixo e lodo, além de trabalhos reparos nos muros externos e internos. Na última segunda-feira, o prefeito Riverton Mussi determinou o fechamento da ETE para reparos, quando esteve no local, acompanhado pelos secretários municipais de Serviços Públicos, George Jardim, de Obras, Tadeu Campos, Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz e do coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, além do vereador Chico Machado.

Na visita de inspeção à estação, o prefeito observou que ali eram despejados diariamente de 40 a 50 caminhões limpa-fossas e de empresas com material orgânico e inorgânico além da capacidade da ETE.

- Quando o serviço for normalizado, a ETE poderá receber os dejetos dos caminhões limpa-fossas e de caixas de gordura, não podendo, porém, receber qualquer tipo de dejetos de material químico que poderiam danificar todo o sistema da estação de tratamento de esgoto, lembra o técnico Flávio dos Santos, ex-supervisor da ETE do Parque Aeroporto e que acompanha a limpeza da Estação, disse o secretário.