Prefeitura intensifica ação integrada de segurança

18/12/2014 19:34:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

De acordo com o prefeito, Dr. Aluízio, o objetivo é integrar ainda mais as ações

Para priorizar a segurança do cidadão, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realiza ações conjuntas com as Polícias Militar e Civil. A proposta, anunciada pelo prefeito Dr. Aluízio, durante coletiva nesta quinta-feira (18), na Prefeitura de Macaé, é intensificar as ações integradas.

De acordo com Dr. Aluízio, alguns casos de violência registrados no município são ações isoladas. “A gestão municipal deve contribuir com a integridade do cidadão”, disse.

Diversas ações de políticas públicas contribuem para a garantia da segurança na cidade. A implantação de módulos de Policiamento de Pacificação nas comunidades Nova Holanda e Malvinas, sistema de videomonitoramento, serviços públicos essenciais, são algumas dessas medidas.

De acordo com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Jorge Fernando Pimenta, em resposta aos últimos acontecimentos, o policiamento está sendo reforçado em toda a cidade. “O crime é um fato social, a nossa missão é reduzi-lo. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o município, hoje, tem um índice de homicídio de 0,42 (dia). A meta estabelecida pelo instituto é de 0,58 (dia)”, destacou.

O delegado da 123ª Delegacia Legal (Policía Civil), Carmelo Santalucia, informa que a polícia está atenta e o suspeito do assassinato de duas jovens, ocorridos no bairro Jardim Franco, está preso. “Outros casos estão sendo investigados”, frisou.

Entre as ações do governo na área de segurança, está a implementação da iluminação pública. No Bairro Lagomar estão sendo instalados 614 braços de luz, complementando assim a iluminação pública no bairro e garantindo mais segurança para os moradores. A Rodovia Norte-Sul também ganhará iluminação completa, faltando apenas a concessionária de energia fazer a ligação.“Todo o município receberá reforço na iluminação pública, porém, no bairro Jardim Franco, as medidas foram antecipadas devido aos últimos acontecimentos”, pontuou o prefeito.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, também acontecem iniciativas integradas com diversas secretarias municipais, como prática esportiva, limpeza pública, prevenção ao uso de drogas, trabalho e renda, empreendedorismo, saúde e educação. “A participação popular também é fundamental e todos podem contribuir, através de denúncias”, disse o secretário.