Prefeitura intensifica ações para minimizar alagamentos

30/01/2008 15:04:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O acúmulo de chuvas no mês de janeiro, em Macaé, chegou a 470 milímetros - mais que o dobro do esperado para o período. O mau tempo provocou alagamentos em alguns pontos da cidade e ameaça de deslizamento de encostas. Para minimizar os problemas, a prefeitura de Macaé está realizando diversas ações por toda cidade.

Nesta quarta-feira (30), uma equipe formada por profissionais de diversas secretarias realizou o trabalho de sucção das águas das ruas alagadas através de bombas, além da limpeza da rede de águas. De acordo com o secretário Executivo de Defesa Civil, Erick Schuler, só na terça-feira (29), choveu 140 milímetros, o equivalente a 50% do esperado para o mês de janeiro.

- Neste dia, recebemos cerca de 20 chamados referentes a alagamentos e deslizamentos. No bairro Nova Esperança duas famílias ficaram desabrigadas e foram levadas para um alojamento da prefeitura. Já no Visconde, quatro famílias tiveram suas casas interditadas por haver perigo deslizamento. Elas foram levadas para casa de amigos e parentes, disse o secretário, acrescentando que o telefone da Defesa Civil é o 199.

Erick lembra também que três equipes da Defesa Civil estão de plantão 24 horas. A previsão é de que ocorram chuvas fracas durante o Carnaval. “O importante é que as pessoas tomem os cuidados necessários, evitando andar em ruas alagadas. Quem mora em áreas de encostas deve ficar atento a qualquer sinal de desmoronamento ou rachaduras”, alertou.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery acrescentou que está sendo colocada uma comporta provisória no pontilhão do bairro Imboassica, para evitar que o excesso de águas vá para as ruas próximas. Outra equipe vem fazendo o trabalho de limpeza na área de escoamento na Lagoa. “O prefeito Riverton Mussi já solicitou que seja construída uma nova linha de drenagem no bairro, para evitar novos transtornos para a comunidade”.

Ele ressaltou ainda que é preciso levar em consideração que o volume de chuvas ocorridas este mês na região Sudeste, que ultrapassou qualquer previsão, e causou transtornos em várias cidades, inclusive nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.