Prefeitura intensifica limpeza no Arquipélago de Santana

20/01/2010 14:51:14 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Nesta quarta-feira (20), uma equipe da Semusp esteve na ilha de Santana recolhendo o lixo

Por conta do aumento do número de visitantes nesta época de verão, a prefeitura de Macaé intensificou o trabalho de limpeza no Arquipélago de Santana, patrimônio ambiental do município e localizado a oito quilômetros da costa. Semanalmente, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) estão realizando a coleta e retirada de lixo das ilhas de Santana e do Francês. Nesta quarta-feira (20), uma equipe da Semusp esteve na ilha de Santana recolhendo o lixo.

Em Santana – cuja visitação é restrita – é feito o recolhimento do lixo que aporta na ilha trazido pela própria maré. No Francês, aberta à visitação, a prefeitura instalou bombonas de 200 litros para que os visitantes coloquem seu lixo. Nos fins de semana, o local é muito frequentado por moradores do município e turistas.

- Muita gente visita as ilhas, mas se esquece de que se trata de um patrimônio ambiental e deixa seu lixo espalhado. Em outros casos, as pessoas até trazem o lixo, mas jogam no mar. Estamos fazendo a limpeza semanal, com apoio de um barco, mas pedimos também a colaboração dos visitantes. Também pedimos à população que visita a ilha do Francês para que não pixem as pedras do local -, disse a subsecretária de Serviços Públicos, Carla Pimentel.

O mesmo barco da Semusp também é utilizado para a limpeza de canais, como o Macaé-Campos, o Rio Macaé e locais da orla da cidade de difícil acesso. A secretaria está programando também a limpeza de áreas de manguezal.

Mutirão

Na última semana, foi realizado um mutirão de limpeza nas ilhas do Arquipélago de Santana, com a participação da Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil e das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Subsecretaria de Pesca, Meio Ambiente e Guarda Ambiental. Participaram do mutirão 25 funcionários das secretarias, com dois barcos de pesca e uma lancha de apoio.