Prefeitura intensifica serviço de poda e corte

04/09/2009 14:01:01 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

Trabalho de parceria entre a Semma e a Macaense está dando um novo visual à cidade

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semma), em parceria com a empresa Rápido Macaense, intensificou nesta sexta-feira (3), o serviço de corte e poda das árvores dos principais corredores do transporte coletivo urbano. A avenidas Evaldo Costa e Presidente Sodré são duas das que estão recebendo o serviço.

De acordo com o coordenador geral de Arborização e Paisagismo da Secretaria, Flávio Sayão, o trabalho consiste em desobstruir a passagem dos coletivos e outros transportes de grande porte que trafegam nas principais artérias da cidade.

- Muitas árvores estão em conflito com o passeio público e através dos seus galhos interrompem o fluxo de algumas vias. Por isso, a Secretaria está atenta para as demandas. Nossas equipes têm percorrido os logradouros públicos para embelezar a cidade com o serviço de poda, corte e de plantio das espécies arbóreas nativas – disse.

A parceria público-privada com a Macaense acontece desde o começo deste ano. Segundo o assistente de fiscalização da empresa, Genilson Ribeiro, o trabalho de poda e corte é muito importante nas vias do trânsito porque trás segurança para o tráfego.

Ele informa que nesta sexta-feira, as equipes da Macaense e da Semma estarão direcionando o serviço para a Avenida Evaldo Costa e que durante a próxima semana, todas as árvores daquela via serão podadas.

Logradouros beneficiados – O serviço de poda e corte beneficiou recentemente toda a Avenida Amaral Peixoto, no trecho entre a Barra de Macaé e o Bar do Côco; a Rua Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Cehab do Parque Aeroporto e a Avenida Presidente Sodré, próximo ao ponto de ônibus.

Serviço de poda – A população que necessitar podar ou cortar uma árvore que obstrua a passagem do transeunte no passeio público pode solicitar pessoalmente, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no setor de protocolo. Depois de feito o pedido formal, a Semma manda um técnico ao local, que vai determinar o tipo de serviço a ser feito. A poda de árvores é feita periodicamente, atendendo às demandas.