Prefeitura investe na estrutura de comercialização do pescado

07/04/2009 10:06:02 - Jornalista: César Dussac

A prefeitura de Macaé, por intermédio da subsecretaria de Pesca, vinculada à secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está investindo na estrutura de comercialização do pescado – varejo e atacado – para melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor e, consequentemente, a realização de melhores negócios para o pescador.

- Para marcar a cooperação com os pescadores, a subsecretaria instalou no Mercado Municipal de Peixes uma tenda para limpeza do pescado, devido ao aumento do fluxo de consumidores neste período. Aproveito a oportunidade para esclarecer que o camarão, apesar da grande procura, não está sendo oferecido ao consumidor, porque estamos no período de defeso do produto, e o pescador não pode capturá-lo - disse o subsecretário José Carlos Bento.

José Carlos adiantou que esta é uma semana de muito trabalho para a subsecretaria. “Estamos trabalhando bastante para fortalecer a estrutura da Associação Mista de Pescadores e da Colônia de Pesca Z3 – com o aumento da receita anual dessas instituições. Acreditamos que a iniciativa é um dos elementos básicos para a prefeitura promover melhorias na qualidade de vida dos pescadores”, acrescentou.

Bento sugere aos mestres cucas – homens e mulheres - o preparo de um prato muito degustado nesta época do ano em todo o Brasil. “Minha sugestão de prato para ser servido na Semana Santa, especialmente na sexta-feira, é moqueca de peixe, e o dourado é o da minha preferência. Acho o mais saboroso. É um prato de origem indígena, que tem lugar na culinária brasileira, em geral, e em especial no Nordeste e no Espírito Santo. Aí estão os ingredientes e o preparo:

1 kg de peixe fresco (Badejo é mais comum, mas Xerne, Pescada Amarela e Namorado são opções) cortado em pedaços de 2 dedos de largura.
* 2 cebolas de tamanho médio cortadas em fatias circulares.
* 2 pimentões (um verde e outro vermelho) cortados em fatias circulares.
* 1 dente de alho amassado
* 4 tomates maduros picados
* 4 coentros com folhas bem picados
* 1 vidro pequeno de leite de coco
* 12 colheres de sopa de azeite de dendê
* Sal e pimenta a gosto

1. Deixar o peixe numa marinada feita de suco de limão e pimenta, por pelo menos, uma hora.
2. Num caldeirão, coloque as fatias de peixe, cebola, alho, tomate e coentro em várias camadas.
3. Jogar o azeite de dendê e leite de coco sobre tudo e deixar ferver por pelo menos 20 minutos. Com cuidado para não quebrar o peixe, de tempo em tempo leve o líquido da parte de baixo do caldeirão para a de cima.
4. Servir com arroz branco.