Prefeitura lança concurso escolar com o tema Dengue

23/09/2009 17:23:14 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com a proximidade do verão, as atenções das autoridades de saúde de todo país se voltam para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Macaé, a prefeitura, em uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, lançou nesta quarta-feira (23) um concurso nas escolas da rede municipal, onde serão escolhidos as melhores desenhos, frases e paródias com o tema Dengue.

O lançamento foi na Escola Municipal Maria Izabel. Durante a cerimônia de abertura, a subsecretária de Educação em Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Conceição de Maria, falou sobre as regras do concurso. Alunos e professores participaram de palestras sobre a doença, o seu principal vetor, os criadouros e a forma de transmissão, como também o uso da homeopatia no tratamento da dengue.

As atrizes do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), da secretaria de Saúde, apresentaram a esquete teatral “Cuidado com a Dengue”. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, ressalta que as apresentações serão feitas em várias escolas para estimular os alunos na produção dos seus trabalhos.

Os trabalhos vencedores serão transformados em institucionais da campanha de combate à dengue e da campanha de homeopatia da prefeitura. Segundo Laila, na categoria Paródia, onde participarão os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, é obrigatório que os alunos utilizem as palavras dengue, homeopatia e água parada, além de compromisso e ou responsabilidade.

Já a categoria Desenho será destinada aos alunos do primeiro ao quinto ano, e de Frase, do sexto ao nono ano. Estão participando do concurso 60 escolas municipais, que envolverá aproximadamente 12 mil alunos. A premiação será no dia 30 de outubro e o lançamento oficial da Campanha de Combate à Dengue no município será 27 de novembro.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta a importância da participação da comunidade escolar em campanha de grande mobilização, pois ela atua como multiplicador da informação. “Com este trabalho, não só os alunos são os atores deste concurso, mas toda família acaba se engajando e principalmente, se conscientizando da importância de cada um no processo de controle da dengue e outras doenças”, disse.

A subsecretária de Educação, Conceição de Maria, acrescentou que a secretaria de Educação vem fazendo parceria com diversas secretarias, visando reforçar as diretrizes do processo educacional. “É importante que os alunos entendam que neste processo eles são os protagonistas”.