Prefeitura lança projeto Educação na Lan

04/09/2009 14:13:31 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Vencedor ganha um computador

Difundir a cultura e a educação nas comunidades da cidade de Macaé, fazendo com que o usuário das lan houses públicas desenvolvam sua criatividade, não sendo esta apenas para o acesso gratuito à internet. Este é o principal objetivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que, com o apoio da Secretaria de Educação está desenvolvendo, a partir deste mês, a Gincana Educação na Lan. O vencedor ganhará um computador.

De acordo com José Vicente Rodrigues, coordenador do programa Macaé Inteligente, do qual fazem parte as Lan Houses públicas, o projeto nasceu da percepção de que as Lan Houses públicas têm grande aceitação popular e podem ser espaços de desenvolvimento da educação.


- Nesta primeira edição do projeto queremos enfatizar a cultura macaense. Com o início da exploração do petróleo, a cidade passou a receber pessoas de várias partes do país. Achamos importante que essas pessoas conheçam e entendam a cultura local, comentou.


O pedagogo e subsecretário de Educação, Sol Grey Tavares Ribeiro, concorda. “Este projeto é muito importante porque vamos fazer o resgate da história da cidade. Muitos alunos em Macaé são de fora e não amam a cidade como deveriam, por não conhece-la. Vamos criar, com essa gincana, identidade do jovem com a cidade”, ressaltou.


Para participar os integrantes deverão fazer inscrição, até o dia 11 de setembro, em uma das 22 lan houses em funcionamento no município e entregar um trabalho utilizando-se de softwares de texto, planilha, apresentação de slide, vídeos ou qualquer meio que utilize o computador. A idéia é que os participantes utilizem os meios disponíveis nas Lan Houses tanto para a pesquisa quanto para a produção dos trabalhos. O tema da primeira etapa é “Macaé antes da exploração do petróleo”.


A atividade que foi realizada pelos candidatos, será avaliada pela Secretaria de Educação, através do seu corpo docente, supervisionado por profissionais da área pedagógica, quanto ao conteúdo, qualidade de apresentação e criatividade. Nessa primeira fase, um candidato será classificado em cada lan house pública e este concorrerá com os demais classificados numa segunda fase, quando será eleito um único vencedor.