Prefeitura lembra 50 anos da morte de Villa-Lobos

04/06/2009 10:17:20 - Jornalista: Cristian Santos

A prefeitura de Macaé, por meio da Fundação de Cultura, Secretaria de Educação, Casa de Cultura Emílio Gato e a produção do Projeto Educando com a Arte homenageiam o compositor Villa-Lobos com uma exposição pelos 122 anos de nascimento do compositor. A exposição será na Casa de Cultura Emílio Gato, que será aberta no dia 12 de junho, às 16h, é composta por fotografias, histórias e frases. O evento termina no dia 28 de junho, com a presença do concerto da Orquestra Villa-Lobos, paralelamente com o Sana Instrumental Festival.

A exposição é reproduzida do acervo Museu Villa-Lobos do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura. O projeto cultural itinerante sai de Niterói e se instala no distrito Sana.

Segundo a coordenadora do Projeto Educando com Arte, Lúcia Valéria, Villa-Lobos é considerado o maior compositor das américas. “Ele compôs cerca de mil obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical. Foi também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar”, acrescenta Lúcia Valéria.

- Villa Lobos representa criatividade, sensibilidade, expressão máxima do folclore brasileiro e a genialidade da música moderna sinfônica, diz o diretor da Casa de Cultura Emílio Gato, Paulo Lima, ressaltando que o objetivo deste evento é que a população serrana e, principalmente, os estudantes conheçam a história desse grande gênio que é Villa-Lobos.