Prefeitura minimiza problemas causados pelas chuvas

23/09/2005 19:27:44 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro e Catarina Brust

A chuva forte que caiu por cerca de uma hora em Macaé, na tarde desta sexta-feira (23), provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Até o início da noite, a situação já estava começando a se normalizar, com o escoamento das águas. Os alagamentos ocorreram devido à intensidade da chuva fora do comum, agravados por causa da maré alta.

Segundo o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, as elevatórias do Canal Fábio Franco funcionaram normalmente, o que acelerou o processo de escoamento das águas. A prefeitura mobilizou homens e máquinas para atender aos locais mais críticos e desobstruir bueiros. A Guarda Municipal e a Defesa Civil estão em estado de alerta para atender às solicitações dos moradores.

Os locais mais críticos, segundo informações da Defesa Civil do Estado, foram o Centro, (principalmente nas ruas próximas à Igreja Nossa Senhora de Fátima) bairro Novo Cavaleiros, onde parte de duas casas desabaram, sem vítimas. De acordo com a Defesa Civil, ambas já estavam interditadas, com laudo de risco de desabamento e não tinham mais moradores.

Também houve alagamentos nos bairros Miramar, (com grande alagamento na Avenida Marechal Rondon, Novo Horizonte), Lagomar, Fronteira, Nova Holanda e a Avenida Carlos Tinoco Garcia, a Linha Vermelha. Nesta avenida, as duas pistas ficaram completamente alagadas durante o temporal, chegando a água a invadir lojas e residências. Outros locais onde ocorreram alagamentos foram as ruas próximas ao Ginásio Municipal, Parque da Cidade e Loteamento Novo Paraíso. O jogo que aconteceria nesta sexta-feira no Ginásio teve que ser adiado.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Eric Schüller, orienta a população. Caso as chuvas voltarem a cair com a mesma intensidade, os moradores que se sentirem em risco devem ligar para o Corpo de Bombeiros, 193, e, se necessário, procurar abrigo na casa de parentes ou amigos, evitando ficar nas ruas pelo risco dos bueiros, que a força das águas deixam destapados.

Na região serrana, as chuvas também foram intensas, mas não ocorreram problemas graves, estando todos os distritos em situação normal. Em alguns locais das estradas serranas ocorreram quedas de barreiras, que não impediram o fluxo do trânsito.