Prefeitura mobiliza início das obras da Nova Estação Elevatória da Télio Barreto

10/06/2010 08:51:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando as ações de macrodrenagem do Programa Água Limpa, a Prefeitura de Macaé está se mobilizando, nesta semana, para começar à construção da nova Estação Elevatória nas proximidades da Rua Télio Barreto. Já chegaram ao local os equipamentos, como geradores, compressores, guindastes, conteineres e máquinas para perfuração do solo, para dar início às fundações da elevatória, que terá a capacidade de escoar 6 mil litros de águas pluviais por segundo.

Segundo informa o Consórcio CBPO\Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, avaliado em R$ 277 milhões e planejado para acabar com os alagamentos no município, começando pelas regiões mais baixas, nessa nova estação serão instaladas quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada, que vão bombear as águas que vêm do Canal Fábio Franco em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.

Ainda na primeira fase do Programa Àgua Limpa, continua em andamento a abertura o novo canal na Avenida Evaldo Costa, antiga Ayrton Senna. Esse canal está recebendo galerias retangulares, com largura de seis metros por dois de altura. Essa rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro existentes no local e se encontravam totalmente assoreados.

De acordo com o engenheiro Edilson Ferreira, do consórcio CBPO\Zadar, está sendo finalizada a instalação de galerias em cerca de 400 metros do canal. O engenheiro coloca que já foi iniciado o remanejamento dos 300 metros de dutos da Oi, instalados na esquina da Evaldo Costa com a Rua Antônio Curvelo Benjamim, o que vai facilitar a andamento das obras do canal da Evaldo Costa.

As obras nesse canal vão ajudar a sanar o problema de alagamentos na região e nos bairros próximos, como Riviera, Sol y Mar e Visconde, entre outros.

A macrodrenagem para garantir maior vazão da água pluvial é uma reivindicação antiga dos moradores dos bairros próximos aos canais da Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa. Com essas obras, a água pluvial da região do Visconde/Riviera/Sol y Mar vai seguir pelo canal da Avenida Evaldo Costa, encontrando com a Avenida Antonio Curvello Benjamin e de lá seguindo para Linha Vermelha. Da Linha Vermelha, será conduzida para a Estação Elevatória da Rua Télio Barreto e bombeada para o Rio Macaé.