Prefeitura mobilizada para minimizar estragos das chuvas

07/03/2005 17:53:31 - Jornalista:

Chuvas alagaram bairros da Nova Holanda, Nova Esperança e Ilha Leocádia, locais de ocupações irregulares. Prefeitura está em ação desde a noite de domingo dando assistência às famílias atingidas

Todo Estado do Rio e parte de Minas Gerais foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em Macaé, com a subida do nível do rio e da maré, as comunidades da Nova Esperança, Ilha Leocádia e Nova Holanda, que estão abaixo do nível do rio, ficaram ilhadas, deixando 300 famílias em uma situação difícil. Ao tomar conhecimento da situação, na noite de domingo o prefeito Riverton Mussi acionou as secretarias de Obras, Promoção Social, Serviços Públicos, Educação, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social e a Defesa Civil que se dirigiram ao local imediatamente.

O prefeito sobrevoou a área na manhã desta segunda feira (dia 7) e constatou que as famílias residentes nas localidades necessitavam de ajuda imediata. Diante disso, o presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, esteve no local e providenciou a remoção das famílias para o CIEP da Nova Holanda. Mas a evacuação da área não foi feita porque, segundo Horta, as famílias se negaram a deixar seus pertences para trás, além de não quererem desocupar os imóveis com medo de perderem a posse, já que o local é uma área de invasão.

“Somente uma família aceitou sair de sua casa. As demais alegaram que, caso saíssem, poderiam ter suas casas tomadas por outras pessoas e seus pertences roubados”, explicou. De acordo com Horta, o prefeito determinou que todos os esforços fossem feitos para atender de imediato as famílias. A secretaria de Obras e a de Serviços Públicos enviaram caminhões ao local, caso alguma família resolva sair. Além disso, valas foram abertas para o escoamento rápido da água. Tanto que, ao meio-dia, o nível da água havia baixado significativamente.

Área alagada teve ocupações irregulares - A área atingida é de expansão e escoamento das águas e foi ocupada de maneira irregular, causando a inundação. O secretário de Obras, Tadeu Campos também sobrevoou a área com o prefeito. Após o sobrevôo, o prefeito solicitou ao secretário de Obras, um estudo técnico para a limpeza e desassoreamento do rio Macaé em todo seu leito. “O prefeito pediu a máxima urgência nesse processo”, lembrou Tadeu. Segundo o secretário, também será feita a limpeza dos canais vicinais.

No bairro Nova Esperança, a secretaria fez diversas intervenções. “Colocamos três caminhões basculantes, duas retroescavadeiras com uma carretinha, para transportar móveis dos moradores que desejassem”, frisou. A Defesa Civil também auxiliou a prefeitura. De acordo com o secretário de Obras, foi sugerido pela Defesa Civil, fazer um corte no meio a estrada que vai para a fazenda Piracema. “É uma vala para escoar a água do Nova Esperança para o rio Macaé”, explica o secretário. Já os bairros Soy e Mar, Praia Campista e Novo Horizonte não apresentaram grandes problemas já que foram feitos trabalhos preventivos nesses locais.

Na região serrana, as chuvas provocaram o deslizamento de três barreiras no distrito do Sana. Uma equipe com dois geotécnicos da secretaria de Obas em companhia de técnicos da secretaria de Meio Ambiente estão hoje (dia 07) em visita à região serrana para um trabalho de avaliação das estradas e da encosta.

Desde que a Prefeitura foi acionada, através da secretaria de Promoção Social, pelo presidente da Associação dos Moradores, conhecido por Paulista, que a movimentação foi geral, envolvendo todas as secretárias. O secretário Waldeci Brandão esteve na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira monitorando a situação. Na manhã desta segunda-feira, a FAS enviou ao local água potável e lanches. Assistentes sociais ficaram nos bairros durante toda a manhã, promovendo o cadastramento das famílias para a doação de cestas básicas.

Outra medida do prefeito Riverton foi acionar o Centro de Controle de Zoonoses, antecipando-se a problemas que porventura possam surgir, numa forma de precaução, realizando um trabalho preventivo para evitar a contaminação proveniente da água suja do rio e da proliferação de ratos, cobras e insetos nocivos à saúde.