Prefeitura monitora nível de água na Lagoa de Imboassica

05/12/2009 13:07:40 - Jornalista: Catarina Brust e Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Nível de água da Lagoa já subiu 80 centrímetros, atingindo a Amaral Peixoto

A prefeitura de Macaé está monitorando o nível de do espelho d’ água da Lagoa de Imboassica, que já subiu 80 centímetros nas últimas horas. A Secretaria de Meio Ambeinte está fazendo o controle do nível, e já entrou em contato com a prefeitura de Rio das Ostras e com o Comitê de Bacias Hidrográficas para interferir na hidráulica do canal extravasor, permitindo assim aumento no fluxo de água.

Pela manhã, o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, e o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, estiveram no local.

- Tivemos um volume de chuvas muito acima do esperado. A prefeitura está alerta e ajudando a comunidade para mininizar os estragos. Não foi só Macaé que foi atingida pelo mau tempo, mas todo o interior do estado. Cidades como Cabo Frio, Rio das Ostras, Araruama, Petrópolis e Nova Friburgo também estão enfrentando sérios problemas, disse Romulo.

Por conta das chuvas, alguns trechos da Rovia Amaral Peixoto ficaram alagados. A Mactran está no local orientando os motoristas. Para casos de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil, pelo 199.

As bombas de sucção estão funcionando desde o meio-dia desta sexta-feira, mas devido ao grande volume de chuva e à maré cheia, as águas estão baixando mais lentamente. A Secretaria de Mobilidade Urbana pede aos motoristas que evitem passar pelas ruas Teixeira de Gouveia, Manoel Braga, Velho Campos e Fábio Franco, que ainda estão alagadas.

Outro ponto que deve ser evitado é a Avenida Aloísio Gomes, próximo ao Shopping Plaza Macaé, onde há riscos de deslizamentos de terra. Os bairros mais atingidos pelos alagamentos são Sol y Mar, Riviera Fluminense,Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança e Novo Horizonte.