Prefeitura negocia vinda de curso de mestrado da UNIRIO para Macaé

16/01/2012 13:24:16 - Jornalista: Carlos Fernandes

O secretário de Educação, Guto Garcia, se reuniu com representantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para negociar a implantação de mais um curso de Mestrado no município. Durante o encontro, que ocorreu nesta sexta-feira (13), na Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) e serviu para estreitar relações com a universidade, foram discutidas as condições para viabilizar a implantação do Programa de Pós-Graduação a nível mestrado em Memória Social, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, no complexo da Cidade Universitária.

O secretário de Educação afirmou que Macaé já se consolidou como município referência em Ensino Superior, e que tem feito grandes investimentos para avançar neste sentido. Atualmente são oferecidos gratuitamente 15 cursos de graduação pela Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de Cursos de Extensão e Pós Graduação e Mestrado.

- Apesar de o município não ter obrigação legal em investir no Ensino Superior, a nossa vontade é tornar Macaé a cidade do conhecimento. Prova disso, é que nos últimos sete anos crescemos muito em relação ao Ensino Superior e alcançamos um bom patamar, com os cursos oferecidos pela FeMASS, pela UFRJ e pela UFF, que beneficiam quase 4 mil alunos. Além disso, na Cidade Universitária são disponibilizados 10 cursos de pós-graduação, disse.

A comitiva composta pelos professores/doutores da UNIRIO, Diana de Souza Pinto, Francisco Ramos de Farias e Vera Dodebei, pela coordenadora de Projetos Educacionais da Superintendência Acadêmica da FUNEMAC, Luciana Afonso Gonçalves, e pela Orientadora Educacional da Secretaria de Educação, Cynthia Freire, também visitou as instalações da Cidade Universitária. Em breve o complexo será ampliado, podendo abrigar, confortavelmente, ainda mais alunos.

- Dois novos blocos estão sendo construídos para atender a demanda e devem estar prontos para o próximo ano. Até por isso estamos fazendo o máximo para atrair mais cursos para cá, completou o secretário Guto Garcia.

A possibilidade de estabelecer uma cooperação entre Macaé e a UNIRIO foi elogiada pelos professores, que destacaram os recursos oferecidos pelo município para a concretização do projeto.

- O que percebemos é que a instituição receptora possui toda a estrutura de salas de aula, biblioteca com recursos para adquirir bibliografia, e laboratórios para acesso a dados, além de auditórios e recursos áudio visuais. Mas o mais importante é a vontade em receber o curso, afirmou a professora Vera Dodebei.

Seu colega, o professor Francisco Ramos de Farias concordou. “O colegiado da universidade se posicionou a favor da interiorização do programa de Mestrado. E restam questões pragmáticas para replicar o curso realizado no Rio de Janeiro aqui, com a mesma matriz curricular e linha de pesquisa, complementou.

O programa de pós-graduação em Memória Social da UNIRIO tem por finalidade formar pesquisadores de alto nível e docentes universitários plenamente qualificados nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, capazes de atuar na graduação e na pós-graduação, intensificando a produção e difusão do saber. O Programa volta-se para a formação de recursos humanos para a prática na área da gestão e da intervenção cultural especializada.

UFRJ – Além da possível parceria com a UNIRIO, em breve o município poderá apresentar também novidades com relação aos cursos de mestrados oferecidos pela UFRJ. Além dos programas de pós-graduação stricto sensu no nível Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e Produtos Bioativos e Biociências (PPG-PRODBIO), os primeiros realizados em um município fora do Rio de Janeiro, onde fica a sede da universidade.

O secretário de Educação, Guto Garcia, ainda adiantou que estão sendo negociadas outras parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para oferecer outros cursos de Mestrado voltados para a área da Educação.

- Além dos dois cursos de Mestrado que já temos estabelecidos em parceria com a UFRJ, estamos tentando trazer mais dois para o segundo semestre ou início de 2013, que são na área de Educação na Ciência e Educação na Matemática, finalizou Guto Garcia.