Prefeitura oferece curso para os oficineiros das escolas de horário integral

06/04/2009 10:26:29 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Curso é realizado na Cidade Universitária

A capacitação dos profissionais da rede municipal de educação que trabalham nas escolas de horário integral, os chamados Monitores e Oficineiros, é uma das prioridades da prefeitura Municipal de Macaé. Esta Formação faz parte do projeto que visa assegurar a qualidade do ensino no município.

E para isto, foi iniciado na última sexta-feira (03) na Cidade Universitária um curso de formação de Monitores e Oficineiros, ministrado pelas Pedagogas Chirstina Burle e Tátia Rangel. O curso foi oferecido para cerca de 85 profissionais.

O projeto de educação integral é uma iniciativa do Governo Federal e está sendo aplicado para os alunos da rede básica de ensino de Macaé. Oferece atividades alternativas, com foco na cultura, esporte, lazer, geração de renda e formação da cidadania.

A escola de horário integral possui 150 oficineiros que trabalham em horários alternados, levando atividades recreativas, artísticas e conscientizadoras, perpassando pelos eixos Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

Na abertura do curso, estiveram presentes os Subsecretários de Educação Conceição de Maria e Sol Gray e o Diretor do Instituto de Administração e Políticas Públicas, Robério Fernandes, representando a Presidente da Fundação Educacional de Macaé, Marilena Garcia.

A Subsecretária de Educação para a Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria, destacou o diferencial que os educadores necessitam ter em seu horário integral nas escolas. "Eles devem descobrir as aptidões e habilidades dos alunos. Tudo isso é importante para levá-los a dar continuidade aos seus talentos, para mais tarde inseri-los no ensino Superior. A secretária Marilena Garcia prioriza a formação integral da pessoa na qualidade de aluno, desde pequeno até a idade adulta", disse.

O subsecretário Sol afirmou que a integração entre a Funemac e a Educação é muito importante para o ensino do município. "Essa parceria era o caminho que faltava para dar o primeiro passo para concretizar os projetos de uma melhor educação".

O Diretor do IAPP informou que o objetivo do curso é proporcionar a formação dos oficineiros, levando-os ainda a uma reflexão sobre a educação de forma geral. "Esta é uma grande oportunidade para que todos os profissionais possam se formar", acrescentou.