Prefeitura oferece treze cursos e cinco pós-graduações para servidores municipais.

04/11/2009 16:55:46 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Luiz Bispo

Uma das diretrizes da Secretaria foi associar as atividades da Cidade Universitária à formação dos servidores públicos municipais

Com o objetivo de formar, capacitar e aperfeiçoar o servidor público municipal, estão em andamento na Cidade Universitária 13 cursos e cinco pós-graduações. Ainda há vagas no curso de Atendimento ao Público, que teve início no dia 22 de outubro, e para o curso de Português para profissionais de Saúde, com duas turmas, que começa no próximo dia sete. Os interessados devem entrar em contato com a Funemac pelo telefone 2796-2529.

A Secretaria de Educação promove também para os profissionais que frequentaram o curso de Inclusão, um ciclo de palestras. As próximas serão “Transtornos: o que o professor precisa saber?”, com a psiquiatra Paula Ferraz, no dia 16, das 13h30 às 16h30m, e “Doença mental e sexualidade”, com a psicóloga Lélia Nogueira, dia 7 de dezembro, das 8h às 11h.

Uma das diretrizes da Secretaria colocadas em prática desde o início deste ano foi associar as atividades da Cidade Universitária à formação dos servidores públicos municipais, fundamentais para a implantação das políticas públicas do município. Para isso, um levantamento das demandas de qualificação profissional foi realizado nos órgãos municipais. A partir deste trabalho foram elaborados cursos para diferentes áreas: Educação, Saúde, Defesa Civil, Segurança, entre outras.

- No primeiro semestre deste ano, mais de 1.600 servidores se qualificaram. A Educação tem esse mesmo quantitativo como expectativa de atendimento neste segundo semestre e a previsão de em 2010 consolidar essas ações”, informou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Além de oferecer esses treze cursos, a prefeitura apoia três outros elaborados pela UFRJ voltados para os servidores da Saúde: “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais de Saúde de Nível Médio (I e II)” e o “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais no Saber/Fazer Cotidiano”, para profissionais de nível superior, que também começará no próximo dia sete.

Os cursos especialmente elaborados para os servidores municipais que estão em andamento são: Secretário Escolar; Formação de Auxiliar Administrativo; Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola; Sexualidade Infantil e a Escola; Para Além do Brincar; Informática Básica; História da África e Cultura Afrobrasileira; Educação em Direitos Humanos; Atualização em Língua Portuguesa e Atendimento ao Público. Soma-se a esses o curso para qualificar os jovens do projeto Nova Vida, que atuam em órgãos públicos.

Além desses, a Educação oferece cursos gratuitos de informática básica para adolescentes e jovens e ainda desenvolve o Projeto Memória, voltado para a terceira idade. Essa iniciativa favorecer a inserção social do idoso através do desenvolvimento de habilidades na área de informática.

Também acontecem na Cidade Universitária as pós-graduações latu senso “Afrocartografias: marcas históricas e culturais de África na travessia do Atlântico”; “Alfabetização”; “Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Democrática”; “Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: direito, educação e saúde”, já na segunda turma, e “História Regional: Sociedade, Cultura e Identidades”.

Nesta quinta-feira, 5, das 18h às 20h, serão apresentados na Cidade Universitária os trabalhos do curso “Educação de Jovens e Adultos- outros olhares e as práticas produzidas no espaço da escola”, realizado no semestre passado. O objetivo da reunião é socializar as reflexões feitas durante o curso com a comunidade.