Prefeitura oferecerá cursos na área de hotelaria

21/01/2010 11:59:33 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Setor de turismo de negócios é um dos que mais cresce na cidade

Dentro dos próximos meses, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, estará oferecendo à comunidade novos cursos destinados à área de hotelaria. A informação foi divulgada esta semana após uma reunião com representantes da rede hoteleira de Macaé e a Secretaria de Educação com o objetivo impulsionar o turismo da cidade, por meio de cursos de qualificação na área hoteleira.

A criação dos cursos - que serão ministrados pelo Centro de Ensino Tecnológico e Profissional (Cetep) - partiu do crescente mercado turístico do município e região, que exige cada vez mais mão de obra qualificada e especializada. Segundo o presidente interino do Cetep, Luiz Fernando Serôa., 90% dos alunos que concluem o curso de capacitação hoteleira já conseguem trabalho. A colocação no mercado ocorre não só em hotéis da região, mas também em bares, restaurantes, clubes e lojas.

Renato Araújo, de 23 anos, morador do Centro, é formado em Turismo trabalhou em hotéis da cidade e afirmou que o curso é o primeiro passo na edificação profissional. “Existe um deficiência de profissional nesse setor. Macaé é um município que cresce em todos os sentidos e o mercado hoteleiro é um dos grandes cartões de visita de uma cidade com o perfil de turismo de negócios”, acrescentou.

Pela parceria, o Cetep receberá das empresas o número correspondente de interessados nos diferentes cursos, e, de acordo com a demanda, poderá ocorrer a formação de novas turmas de qualificação. As especializações serão ministradas nas instalações do Centro e pólos já implantados pela cidade, com horários e locais a serem definidos conforme a procura.

Segundo o site Administradores (www.admistradores.com), o mercado de turismo deve se tornar o maior em funcionamento até 2020. Essa retomada do crescimento, depois do impacto sofrido pela crise, deve impulsionar a indústria hoteleira, grande promessa de contratação nos próximos anos em todos os setores do país.

Segundo o mesmo site, o setor hoteleiro está otimista e espera uma grande melhora a partir de 2010. Isso irá exigir uma grande demanda por mão-de-obra especializada e vai gerar grandes oportunidades de carreira. De acordo com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o faturamento da hotelaria aumentará nos últimos anos. Outro dado que mostra o potencial de empregos no setor é que 120 hotéis estão sendo construídos atualmente.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que propôs a parceira com o setor hoteleiro quando assumiu a prefeitura em novembro do ano passado, ressaltou a importância da parceria entre Educação, Trabalho e Turismo.

- Essa iniciativa tem como objetivo dinamizar o perfil da cidade, a melhoria da qualidade de seus serviços e principalmente aumentar a capacitação de nossos jovens no município, disse ela, que na última reunião realizada no dia 14 de dezembro no auditório da ACIM mostrou o trabalho positivo que a prefeitura tem oferecido na área de qualificação profissional.

Os profissionais procurados neste mercado, em termos de habilidades, são aqueles com conhecimentos operacionais e gerenciais e com uma boa noção de todos os departamentos de um hotel. Isso significa que se procura alguém preparado para "colocar a mão na massa”, se preciso, e ao mesmo tempo pronto para coordenar equipes.