Prefeitura oferecerá cursos para Bombeiros Mirins

16/04/2009 10:05:51 - Jornalista: Graziele de Marco

Foto: Divulgação

Centro de Educação Tecnológica e Profissional abrirá, a partir de maio, curso de capacitação para Bombeiros Mirins

A Prefeitura, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação abrirá, a partir do próximo mês, turma de curso de capacitação exclusiva aos integrantes do projeto Bombeiros Mirins. A notícia foi dada, na manhã de quarta-feira (15), pelo coordenador pedagógico Jovenito Tavares durante a visita do grupo de Bombeiros Mirins de Macaé à sede do Centro, na Rua Alfredo Backer.

A qualificação a ser oferecida será decidida pelos próprios jovens do projeto. “A Secretaria de Educação já possui uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Macaé neste projeto. A idéia é estender o acordo, oferecendo cursos a esses meninos e meninas, dando oportunidade de obterem uma qualificação”, explicou.

A notícia surpreendeu a todos e agradou aos jovens que agradeceram com entusiasmo. O subtenente Liprince, um dos organizadores do projeto no município, a qualificação será importante. “Temos percebido que os jovens recebem muitas informações relativas à violência, mas têm poucas relacionadas a oportunidades de estudo e trabalho. Esta oportunidade será de grande valia, e espero que saibam aproveitá-la”, disse Liprince.

O subtenente explicou que a visita fez parte de uma programação em que constaram visitas a outros locais, onde são oferecidos cursos de qualificação gratuitos, e teve como objetivo informar aos bombeiros mirins sobre este tipo de oportunidade.

O Projeto Bombeiro Mirim, em Macaé, é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação, e visa orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar maior integração entre corporação, escola, família e comunidade.

Durante o projeto os jovens aprendem o respeito à hierarquia - ao estilo militar, no sentido mais saudável da palavra, através da ordem unida, que é fundamental para o aprendizado da convivência em grupo.
Ao fina
l de dois meses (ou um pouco mais, dependendo do cumprimento do currículo), as turmas são formadas, com a aquisição de certificados e medalhas, numa solenidade em que comparecem os instrutores, superiores e autoridades. Um momento de emoção para quem pode, algum dia, vir a abraçar esta carreira.