Prefeitura participa de encontro com Ministro de Turismo

06/05/2009 09:37:52 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Subsecretário de Turismo Rosalvo Júnior representa o prefeito Riverton Mussi em encontro com o Ministro de Trabalho

Os subsecretários de Turismo, Rosalvo Júnior, e de Cultura, Ely Perón Fonrgilo, representaram o prefeito Riverton Mussi no Seminário Regional sobre Tendências e Oportunidades Turísticas no Estado do RJ, realizado em Búzios, na segunda-feira (4). O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que reafirmou a importância de Búzios como destino indutor de turismo no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

O evento, realizado no Hotel Atlântico, foi organizado pela Federação Nacional de Convention Bureau, TurisRio, Fórum dos Secretários de Turismo Estado RJ e Sebrae, com apoio da secretaria de Turismo de Búzios. O seminário apresentou as novidades e possibilidades que surgem no setor, ressaltando a importância de Búzios junto a outros municípios indutores de Turismo, frente ao desafio de alavancar o potencial da Região e do Estado RJ, de forma geral.
Búzios é um dos 65 municípios indutores apontados pelo Ministério do Turismo e o único em toda Região dos Lagos e Baixada Litorânea.
De acordo com o subsecretário de Turismo de Macaé, Rosalvo Junior, o encontro foi de extrema importância, pois estavam presentes representantes de diversos municípios vizinhos que concordam na dinâmica das parcerias, quando um município complementa de forma efetiva, a demanda do outro. Como Quissamã, por exemplo, que apresenta um bom produto turístico, que se complementa com a rede hoteleira de Macaé. Estavam presentes, além dos subsecretários, o presidente e vice-presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Marco Navega e Leonardo Anderson, respectivamente.

O ministro ressaltou o trabalho de pesquisa realizado pela Fundação Getúlio Vargas em conjunto com o Sebrae, que está promovendo um diagnóstico completo dos destinos indutores, apontando seus pontos fortes, demandas, organização e principais produtos turísticos.

- Este diagnóstico das cidades, que será permanente pelos próximos cinco anos, representa uma ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento, do planejamento desses municípios. Será a nossa ferramenta de diálogo permanente com as cidades para conhecer suas necessidades, projetos e, levar investimentos do Ministério - disse o ministro.

Para o diretor de Políticas Públicas do Ministério, Airton Pereira, os municípios vizinhos não devem mais agir como cidades concorrentes, mas sim parceiras.

- Somente o somatório da excelência de cada cidade vai gerar um produto regional competitivo. Hoje, a atividade turística não deixa espaço para amadores. Qualidade é a diferença que todos procuram e a integração regional é o caminho para atingir esta qualidade. A soma de todos formará um diferencial capaz de competir com regiões já consolidadas turisticamente como o Nordeste, ou até destinos internacionais – completou.

Participaram do evento o prefeito de Búzios, Mirinho Braga; o secretário de Turismo Isac Tillinger; o diretor de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Airton Pereira; o deputado federal, Bernardo Ariston; prefeitos da Região, representantes da TurisRio, Sebrae e empresários do setor.