Prefeitura premia crianças vencedoras de concurso

18/12/2014 18:55:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Rui Porto Filho

O evento foi realizado no auditório do Cealo, nesta quinta-feira (18)

A Cerimonia de premiação do II Concurso Cultural de Desenho, realizado com crianças de sete a 12 anos, atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ocorreu num clima de Natal, no auditório do Cealo, nesta quinta-feira (18). Com o tema “Quais são os meus sonhos“, 12 crianças foram selecionadas através dos seus desenhos para participarem do calendário da Subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) de 2015.

O evento é realizado pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e foi aberto pelo coral de crianças do Cras da Serra, que junto com seu orientador social, entoaram e cantando músicas natalinas. Logo após, parte do mesmo grupo apresentou uma dança em forma de hip-hop às famílias presentes. Representando o prefeito Dr. Aluízio, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, parabenizou as crianças e os pais dos artistas.

- Somos gratos pela presença das famílias aqui com seus artistas mirins, aos professores e assistentes dos Cras pela força e incentivo. A prefeitura de Macaé está fazendo a sua parte no que consiste ao estimulo da criatividade, do desenvolvimento lúdico, da construção de projetos de vida e do exercício da liberdade de criação do público infantil, baseado no que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, acentuou.

Durante o evento, que é organizado todos os anos pela subsecretaria, em parceria com a coordenação de Proteção Social Básica, houve a entrega dos certificados de participação, um kit composto de material para a realização de desenhos e o calendário Sinjuv de 2015, às 12 crianças.

O subsecretário da Sinjuv, Rodrigo Leão, agradeceu às crianças participantes pelo esforço de desenhar seus sonhos e recomendou o cuidado para realizá-los no futuro. “O mais importante é trabalhar para que seus sonhos se tornem realidade e que este desenho seja o primeiro estímulo para o passo que será dado”, destacou.

Cada uma das 12 crianças selecionadas desenhou aquilo que quer para o presente ou para o futuro. As expressões artísticas falaram de sonhos como, por exemplo, o da criança do Botafogo que quer ter sua família por perto, ou da menina que almeja ser pediatra para cuidar de outras crianças e, ainda, do garoto da Serra que sonha em ser bombeiro no futuro.

Daniele Lopes, de 29 anos, de Córrego do Ouro e mãe de Luiz Felipe Oliveira, de nove anos, assistido pelo Cras das Serra, estava feliz com a premiação do filho e com o desenho que ele fez. “Meu filho desenhou o carro dos bombeiros socorrendo as pessoas em perigo. Esse é realmente é o sonho dele quando crescer: virar um bombeiro para socorrer a quem precisa”, disse a mãe.

A coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura, Marcia Estulano, em nome dos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras) da Serra, Nova Esperança, Aeroporto, Botafogo e Barra, apresentou uma homenagem às empresas parceiras dos eventos, entregando um certificado de amigo dos Cras a Daniel Dias, da empresa Boliche Oceânico de Macaé.


Fotos Relacionadas