Prefeitura prepara ação especial para Semana Santa no Sana

03/04/2009 17:09:24 - Jornalista: Catarina Brust

Representantes de diversas secretarias da prefeitura de Macaé se reuniram nesta sexta-feira (3) para discutir ações que serão desenvolvidas no Sana durante o feriado da Semana Santa (9 a 12). O subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, dirigiu a reunião que contou com a participação de representantes da subsecretaria de Comunicação Social, secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Meio Ambiente e Urbanismo, além do 32º Batalhão da Polícia Militar.

Durante o feriado, o acesso será controlado tanto no Portal do Sana quanto no acesso às cachoeiras do Vale do Peito de Pombo, local mais procurado pelos turistas que visitam o sexto distrito serrano de Macaé. A Semana Santa é o feriado que mais atrai visitantes ao local.

- O objetivo do prefeito Riverton Mussi é que os turistas possam desfrutar com sossego e tranquilidade das belezas do Sana. Não será permitido qualquer tipo de carro de som circulando no distrito que é uma reivindicação constante dos moradores e dos comerciantes, explicou o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Alex de Moraes.

De acordo com o subsecretário de Trânsito, coronel Lúcio Aracati, medidas serão tomadas para que o estacionamento de veículos na Praça da Igreja do Sana, não atrapalhe o trânsito no distrito. “Serão realizadas fiscalizações quanto ao uso de capacete pelos motociclistas e à documentação de veículos. Haverá fiscais para coibir excessos”, explicou Aracati.

Quanto à postura, também serão coibidos a exposição e venda de produtos nas ruas. “A intenção é que as pessoas possam circular livremente pelo distrito, com respeito ao espaço público. A subsecretaria de Postura irá atuar na fiscalização durante todos os dias, assim como a Guarda Municipal e Mobilidade Urbana. A prefeitura construiu um espaço próprio que é a Feira de Integração Social – Cria Sana no centro do distrito, para que artesãos e agricultores familiares possam expor e vender seus trabalhos”, explicou Rosalvo Júnior.

A programação da Semana Santa inclui a realização de uma oficina da origem dos ovos de páscoa, com os artistas Mauro Menezes e Lou Maia, no sábado (11), na Feira Cria Sana. O restante da programação ainda está sendo fechada.

- O turista quando chegar ao Sana terá informações no portal e no distrito do que é permitido no local e qual a programação que a prefeitura montou para o feriado na cidade -, informou o subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares. Equipes de monitores ambientais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo farão a fiscalização de acesso às cachoeiras.

O tenente Wallace Vaz que representou o tenente coronel Alexandre Fontenelle, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, informou que será deslocada uma equipe de apoio para o local. “Teremos o efetivo fixo e mais uma equipe de apoio permanente para dar suporte às ações da prefeitura de Macaé”, informou o tenente Vaz.