Prefeitura prepara área do Canal da Fábio Franco

23/10/2008 17:29:29 - Jornalista: Maria Isabel Monteiro

A área do canal da Fábio Franco, na passagem de nível entre a Rua Conde de Araruama, no centro, e a Avenida Amaral Peixoto, no bairro Miramar, está sendo preparada para a montagem das placas pré-moldadas de cimento e aço que vão compor a ponte sobre o canal. A prefeitura instalou bomba de sucção para retirada da água e, com máquinas e homens, retira a lama do local, para iniciar a construção das estruturas laterais sobre as quais a ponte será instalada. Serão 14 placas pré-moldadas, com peso de 3,70 toneladas cada, totalizando 40 toneladas aproximadamente.

O trânsito na área está interditado, por solicitação da secretaria executiva de Obras (Semob), pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), para a colocação de peças e movimentação de carga pesada. Agentes de trânsito da Mactran acompanham a instalação da ponte, para garantir a segurança dos pedestres e motoristas, porque os pesados pré-moldados exigem a utilização de guindastes para sua instalação.

O secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker, colocou que é objetivo da prefeitura completar o serviço dentro de no máximo 15 dias, para liberar o trânsito, porque o fechamento da passagem de nível entre duas importantes áreas da cidade acaba impactando o trânsito.

- As obras de alargamento das pontes sobre esse canal são importantes para melhorar o escoamento das águas pluviais. Sabemos que, ao fechar essas passagens, causamos problemas para a população e para o trânsito, mas as obras são importantes para solucionar as questões de alagamentos na cidade, falou o secretário.

O engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio Odebrecht/Zadar, responsável pelas obras do Programa Água Limpa, colocou que as obras na passagem de nível exigem a retirada de água, lama e sujeira do valão e escavação das laterais para o assentamento dos pré-moldados. “Estamos trabalhando direto no local e, acredito que, dentro de no máximo quinze dias a ponte estará pronta e o tráfego liberado para o tráfego”, falou o engenheiro.

Depois de concluída a instalação da ponte nesta passagem de nível, as intervenções no Canal da Fábio Franco vão continuar nas três pontes restantes sobre o canal. A próxima passagem interditada será a localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros e, depois, a próxima ao ABC. A última ação sobre o canal da Fábio Franco acontecerá na localizada na descida do Morro de Sant’Anna.

Programa Água Limpa: investimento alto para dar fim aos alagamentos e ampliar o saneamento na cidade

As intervenções no canal da Fábio Franco são as primeiras ações do Programa Água Limpa com o objetivo de acabar com os alagamentos em vários locais da cidade. Esse canal, construído há muitos anos, está estrangulado principalmente sob as pontes das passagens de nível.

O Programa Água Limpa prevê obras de drenagem para solucionar os alagamentos na cidade e expansão do saneamento básico de Macaé. A prefeitura vai investir R$ 240 milhões nesse programa, que tem prazo de quatro anos. A fase inicial estará concluída até o final de 2009 e a prefeitura investe nessa fase mais de R$ 40 milhões.

O Água Limpa prevê a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.