Prefeitura promove curso de Suporte Básico de Vida para funcionários da Saúde

13/07/2010 10:35:40 - Jornalista: Monica Torres

A Associação Macaense de Enfermagem (AME), juntamente com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promovem nos dias 22 e 23 deste mês (quinta e sexta-feira), de 8h às 17h, o Curso de Suporte Básico de Vida. O curso, que será ministrado no auditório do Paço Municipal, vai contar com professores de Macaé e de Rio das Ostras, vinculados ao Corpo de Bombeiros e Petrobras.

Oferecido, gratuitamente, pela AME e pela Prefeitura de Macaé, o aperfeiçoamento em Suporte Básico de Vida (Basic Life Support), com técnicas atualizadas, repassadas de forma simples e de fácil compreensão: “Ele é especialmente formatado para atender aos profissionais da Saúde e relacionados, sendo enfatizada a necessidade de se estar preparado para atender vítimas de acidentes e males súbitos, dentro de protocolos de intervenção atualizados, garantindo a qualidade técnica do procedimento empregado bem como, contemplando os aspectos de seqüestro emocional à que ficam sujeitos vítimas e socorristas e ainda, protegendo a instituição contra possíveis processos e ações indenizatórias”, informa o subsecretário de Saúde e também presidente da AME, Edilson Simões.

O Objetivo do curso é proporcionar à vítima os primeiros atendimentos, desde o momento em que ocorre a emergência, até a chegada do resgate, decorrendo um tempo crucial. Mas, a princípio, o projeto da Secretaria de Saúde em oferecer o curso surgiu no intuito de dar suporte técnico e teórico aos profissionais de Saúde que trabalham na serra macaense. Mas, a partir de então, o treinamento, teórico e prático, ministrado por profissionais de Saúde com experiência em resgate, já capacitou mais de 150 profissionais no município.

Como explica um dos professores do curso, o enfermeiro Luiz Carlos, com experiência em Emergência e Corpo de Bombeiro, “tais profissionais passam pelas situações de atendimento mais inóspitas, em vias públicas e até mesmo em cachoeiras e trilhas. O atendimento nestas circunstâncias às vezes é necessário, pois se tratam de regiões afastadas dos destacamentos do Corpo de Bombeiros”. Luiz Carlos ainda enfatiza que o objetivo é capacitar os profissionais e a população para saberem os procedimentos corretos em casos de emergência em vias públicas até a chegada da equipe especializada.

Desde o momento em que ocorre a emergência, até a chegada do resgate, decorrerá um tempo crucial, conhecido como "Golden Hours". Esse tempo está diretamente relacionado aos danos cerebrais ocorridos devido a falta de oxigenação. Portanto, enquanto o resgate não chega, a vítima ou as vítimas deverão ser atendidas com Suporte Básico de Vida (SBV), por quem estiver presente no local.

Outras informações e inscrições nlo telefone: 2762.8321 ou pelo e-mail: associacaomacaensedeenfermagem@gmail.com. Serão disponibilizadas 40 vagas.

No ato da inscrição é necessário levar três brinquedos a escolha do participante. O motivo é que a Associação vai realizar no mês da criança (outubro) uma festa no bairro Lagomar.