Prefeitura promove cursos na comunidade de Serro Frio

05/09/2008 16:14:56 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura, por intermédio da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), iniciou na tarde de quinta-feira (4), o curso de corte e costura na comunidade de Serro Frio, no distrito de Cachoeiros de Macaé.

O curso, que não tem limite de idade, já conta com 19 mulheres inscritas, e deverá receber mais 10 alunas. Segundo a professora, Joana Lúcia Gonçalves, técnica da Incubadora de Cooperativas – vinculada à Semtre – o curso atende a reivindicações da Associação de Moradores em fase de formação. A secretaria mantém no local o curso de material de limpeza e higiene e planeja a inclusão digital.

A professora levou 30 cortes de vários tipos de tecido, de dois metros cada um, que foram entregues a cada aluna por sorteio, conforme decisão do grupo. Após a apresentação do material que será usado nas aulas – linha, tesoura, régua, dedal e outras peças, “que deverão acompanhar a costureira por toda a vida”, segundo observou a professora – as alunas aprenderam a riscar o molde no papel, com as medidas pessoais, tiradas em instrução que tiveram no primeiro contato com Joana.

- O curso de corte e costura atende à solicitação de um grupo de moradores, que se reúne uma vez por semana, para tratar da criação da associação representativa das 60 famílias que formam o povoado, informou.

Joana Gonçalves ministra curso de economia popular solidária no Assentamento Celso Daniel. “O curso de corte e costura faz parte da formação da economia popular solidária. Esse tipo de economia é informal. No primeiro momento, se destina à capacitação individual e, em seguida, conscientiza as pessoas, canaliza seu potencial para o coletivo, para a permuta, com a troca de produtos e artigos. É o resgate da solidariedade”, concluiu.

O pronunciamento de algumas alunas retrata o entusiasmo de toda a turma. “Estou gostando, porque a forma da professora ensinar é muito boa”, disse Natividade da Silva.

Segundo Marinalda Jandre Franco, aluna do curso e uma das integrantes da futura Associação de Moradores, a prefeitura vai implementar outras ações na localidade.

- Já recebemos um orelhão, instalado na frente da Igreja Batista. Já temos o curso de corte e costura e, em breve, teremos uma extensão do PSF (Programa de Saúde da Família), um posto de saúde, escola para as crianças e o funcionamento do EJA (Educação para Jovens e Adultos), acentuou.

Marinalda explicou os projetos das costureiras e das artesãs da localidade. “A Semtre arma uma feirinha na praça Veríssimo de Melo, todas às sextas-feiras, de 9h às 17h. As costureiras vão vender as confecções, as doceiras e salgadeiras vão vender seus produtos – empadões, pães, bolos, beijus, e as artesãs vão levar cestas, bolsas, tapetes e outros produtos confeccionados com fibra de bananeira, que vão aprender a produzir no curso que a Semtre vai dar aqui em Serro Frio”, concluiu.

Paralelamente ao curso de corte e costura, funciona na comunidade o curso de produtos de limpeza e higiene, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RJ), também ministrado por um técnico da Semtre, José Carlos Félix.

- Neste curso, ensinamos aos alunos a produção de vários tipos de sabão, incluindo-se o sabão em pó de cinza, sabão de coco, de abacate, sabonete, amaciante de roupas, detergente, com matéria prima biodegradável, o que não agride o corpo, a pele de quem confecciona, nem a saúde de quem usa os produtos, que também serão vendidos na feirinha das sextas-feiras da Semtre, disse José Carlos.