Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia do Assistente Social

27/05/2010 16:17:06 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento contou com a participação de 150 profissionais

Lembrando da data do Dia da Assistente Social, a Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Assistente Social, iniciou nesta quinta-feira (27) encontro comemorativo no antigo Hotel Ouro Negro. A programação continua nesta sexta-feira (28), das 9h às 17h. Na manhã desta quinta-feira (27), o evento reuniu cerca de 150 profissionais, com objetivo de debater e interagir, com um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que a Secretaria de Assistente Social oferece para a população.

O encontro conta também com expositores de livros, orientações sobre bolsa família e Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC).

Durante o evento, a secretária e coordenadores dos programas da Assistência Social, discutiram as apresentações de cada projeto desenvolvido pela secretaria como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que beneficia até mil famílias, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social; o Pró-jovem Adolescente – que oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e proativa no seu meio social e no mundo do trabalho.

Logo após, a coordenadora do Programa Nova Vida, Marília Nunes Bastos apresentou as suas atividades dentro do programa. “O Nova Vida promove a formação do adolescente na faixa etária de 14 a 17 anos, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho nas diversas secretarias municipais e órgãos estaduais e federais, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, relatou a coordenadora que enfatiza que o Programa Nova Vida é composto por uma equipe multidisciplinar de assistente social, psicólogo e pedagoga.

Em seguida, a coordenadora dos programas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Programa BPC na Escola, Eliana Feres, apresentou como é coordenado e como esses programas são estabelecidos. Já a coordenadora do Bolsa Família, Orciléia Motta Monteiro, explicou como o programa foi criado e como as pessoas são inseridas no CadÚnico.

- A secretaria de Assistência Social de Macaé, órgão gestor da Política de Assistência Social no município, tem como missão organizar, coordenar, executar através de uma rede articulada, os programas, projetos e benefícios que compõem os serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial de média e alta complexidade conforme estabelecido no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), disse a secretária de Assistente Social, Bárbara Monteiro.

Bárbara explica ainda que a Assistente Social a partir da Constituição de 1988 vem se constituindo como política de proteção social configurando-se como direito no sentido de garantir a todos, que dela necessitam e sem contribuição prévia, a provisão dessa proteção. Nesta perspectiva, faz-se necessário apontar quem, quantos, quais e onde estão os cidadãos demandatários de serviços e atenções de assistente social. “A nova concepção de Assistência Social como direito à proteção social, direito à seguridade social tem duplo efeito: o de suprir sob dado padrão pré-definido um recebimento e o de desenvolver capacidades para maior autonomia”, comenta Bárbara.

- Este encontro é muito importante para nós profissionais da área que permite conhecer os projetos, programas e serviços de proteção básica da Prefeitura de Macaé e conhecendo fica muito mais fácil na inserção do nosso trabalho, destacou a assistente social da Unidade Pronto Atendimento (UPA) e da Associação Macaense Apoio aos Cegos (AMAC), Geórgia do Amaral Gonçalves, que diz ainda “seria muito interessante se todas as secretarias municipais fizessem esse tipo de trabalho, assim poderíamos conhecer integralmente o trabalho de cada uma delas, observa Geórgia Gonçalves que atua na área há três anos.