Prefeitura promove I Fórum de Transporte para a pessoa idosa

23/09/2009 17:26:45 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura, por meio da subsecretaria do Idoso, promove nesta quinta-feira (24) às 14h, o I Fórum de Transporte para a Pessoa Idosa, no Paço Municipal da prefeitura. O evento é aberto a toda a comunidade e contará também com a participação de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é discutir a defesa e os direitos em transporte para pessoas idosas.

Em 2008, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, aprovou a Lei 30.045/2008, que garante a gratuidade no transporte urbano para maiores de 60 anos. A indicação partiu do vereador Zezinho Crespo. Para reforçar essa obrigatoriedade a ser cumprida pelas empresas de transporte urbano, a subsecretaria promove o fórum.

- O evento é aberto à toda população. Nossa intenção é de que os alunos da rede municipal de ensino participem também do evento, pois eles serão os adultos de amanhã e precisam respeitar os idosos. O principal objetivo é transmitir informação para as pessoas em geral para que conheçam os direitos das pessoas idosas para que estas não sofram constrangimentos e desrespeito no trânsito e nos ônibus. Vamos distribuir para os participantes a cartilha do idoso sobre transportes, elaborada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) -, pontua a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo Schueler.

Durante o fórum será realizada a palestra com o tema “Defesa e Direitos em Transporte para pessoas idosas”. Os alunos da rede municipal também estão recendo orientação nas escolas sobre o Estatuto do Idoso, por meio de uma cartilha infantil, elaborada para levar o conhecimento de como tratar e respeitar o idoso nos seus direitos.

Após a palestra, uma comissão avaliadora irá julgar a melhor redação elaborada pelas crianças sobre o idoso. O aluno que fizer a melhor redação será premiado com a medalha “Amigo da Terceira Idade”. Durante o evento, será apresentado também um esquete teatral sobre transporte pelo grupo Atelier da Vida (da subsecretaria do Idoso) e haverá também exposição e venda de artesanatos elaborados pelas alunas dos cursos da subsecretaria do Idoso.