Prefeitura promove mutirão de limpeza no Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba

28/03/2009 13:31:13 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Claudia Barreto

A ação envolveu várias secretarias de governo e representantes da comunidade

A prefeitura de Macaé realizou neste sábado (28), um mutirão de limpeza em área do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, no Lagomar. O principal objetivo do mutirão foi retomar o Projeto Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental (Prolimpa), para conscientizar moradores, alunos, associações de moradores dos bairros da região do Parque da importância de preservar e manter limpo o parque.

O mutirão, uma ação de governo, contou com a participação do prefeito Riverton Mussi e do chefe do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, Carlos Alexandre Fortuna, que chegou a Macaé há uma semana, com o objetivo de, em curto espaço de tempo, fechar parcerias com os municípios da região para a preservação do Jurubatiba e abrir o parque para o uso consciente pelos usuários.

- A prefeitura está aqui para dar todo apoio que o Parque de Jurubatiba precisa. Estamos abertos para parcerias e vamos colaborar com a recuperação da guarita de segurança e com a limpeza constante. Jurubatiba é um patrimônio ambiental não só de Macaé, mas de todo o país. É o único parque dedicado à restinga no Brasil, destacou o prefeito.

O analista ambiental do Ibama e fiscalizador do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, que também esteve no mutirão, destacou a importância da cooperação técnica entre os órgãos fiscalizadores e os municípios da região, para que o Jurubatiba possa ser preservado.

O evento também contou com a participação de moradores do Lagomar, e de representantes da entidade “De Olho no bairro”, que tem como objetivo o crescimento ordenado do Lagomar e a preservação de sua maior riqueza, que é Jurubatiba.

Participaram do evento as subsecretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Pesca, da secretaria de Serviços Públicos, da Defesa Civil de Macaé, com presença de agentes e de 15 jovens do Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil, de representantes do Fórum Permanente da Agenda 21 de Macaé e da Associação de Pesca de Carapebus, além de agentes fiscalizadores do Parque Nacional.

Além do prefeito, entre os presentes estavam o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery; o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, entre outros. .

O mutirão começou às 8h, com a concentração dos participantes na entrada do Parque. Na programação, apresentação de teatrinho ambiental, palestras, colocação de placas, plantio de mudas e a retirada manual dos resíduos médios e dos pequenos lixos.

O subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery fez a abertura do evento, colocando que aquela era uma ação de governo e de retomada do Projeto Prolimpa, que tem como objetivo principal a preservação dos patrimônios ambientais de Macaé.

- Com essa ação, retomamos esse projeto. É nosso objetivo realizar esses mutirões mensalmente em todos os patrimônios ambientais de Macaé, buscando o apoio das comunidades, já que todos temos a nossa cota de responsabilidade na preservação dessas riquezas ambientais para a atual e futuras gerações, disse Emery.

O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, disse que sua secretaria estava participando com 50 homens, quatro caminhões, uma retroescavadeira e um trator para fazer a arenação da praia. “Fizemos a retirada de resíduos pesados e de risco, como carcaças de carros e de animais, que estão sendo descartadas na área de amortecimento do Parque. Depois vamos retirar os resíduos pequenos, através do trator de arenação”, colocou o secretário, lembrando que o Parque terá o acompanhamento constante da Semusp e que esse acompanhamento já está na programação da limpeza urbana da secretaria, não só em forma de mutirão, mas três vezes por semana para a retirada do lixo.

- Estaremos aqui, mas estou certo de que, com a conscientização ambiental da comunidade, o lixo deixará de ser jogado neste rico patrimônio. Vamos colocar lixeiras e monitorar a limpeza, falou George Jardim..

Este é o sexto mutirão promovido pelo Prolimpa, ação de governo que envolve várias secretarias. Neste sábado também participaram as secretarias de Obras (Semob), Educação (Semed), Comunicação (Secom), Saúde (Semusa), a Guarda Municipal Ambiental, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Subsecretaria de Pesca.

Representando a subsecretaria de Cultura, o professor de jiu-jitsu, Renato Ferro estava acompanhado por alunos do Projeto Art Luz dos pólos Malvinas e Morro de São Jorge, que participaram também do mutirão de limpeza, colaborando com a ação.

Os representantes da entidade “De olho no bairro”, Ângela Maria da Silva, Roberto e Rosane Barbosa Smaal, ressaltaram a importância da ação, para a preservação desse rico manancial ambiental de Macaé e do Lagomar. “Estamos prontos a colaborar com o governo, porque acreditamos em sua seriedade e boa vontade com as comunidades, principalmente com as regiões mais carentes de Macaé. Vamos trabalhar junto com toda comunidade do Lagomar para a conservação desse Parque”, colocou Ângela Maria.

Parceria pela preservação de Jurubatiba

A prefeitura será parceira do Instituto Chico Mendes, com a realização de diversas ações conjuntas com o objetivo de garantir a preservação nesta área do parque. Serão colocados no local coletores de lixo, placas informativas, entre outras ações. Também haverá equipes de fiscalização constante. A guarita na entrada do Parque será recuperada pela prefeitura. No local, ficará um vigilante cedido pelo Instituto Chico Mendes.