Prefeitura promove palestra

28/06/2010 12:19:32 - Jornalista: Catarina Brust

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, promove na quarta-feira (30), às 14h, palestra “Estimulando o funcionamento do cérebro na terceira idade”. O evento será realizado no Paço Municipal e terá parte prática com “Ginástica Cerebral”, que estimula a ligação entre o corpo e a mente e pode ser feita por pessoa de qualquer idade. A palestra faz parte do projeto “Boa Comunicação da Melhor Idade” desenvolvido pela secretaria do Idoso.

A palestra será apresentada pela fonoaudióloga, Vivian Miranda, que realiza as oficinas do projeto na secretaria do Idoso. A secretária do Idoso, Cátia Crespo, explica que o objetivo deste projeto é estimular a memória imediata.

- Essa é uma ação governamental de política pública para o idoso. É de grande importância porque, além de dar oportunidade para o idoso ter um lugar para frequentar, evitando a ociosidade, você ajuda na questão da interrelação, beneficiando a saúde deles. Convidamos toda a população idosa e também pessoas de qualquer idade interessadas em adquirir conhecimento sobre como estimular o cérebro para assistirem a palestra -, diz Cátia Crespo.

Cerca de 12 idosos participam do projeto “Boa Comunicação da Melhor Idade”, desenvolvido por meio de oficina, às terças, quartas e quintas-feiras, à tarde, pela secretaria do Idoso. Durante as oficinas eles são estimulados a utilizar mais o cérebro, por meio de exercícios de memória, como palavras cruzadas. “Assim como a ginástica corporal tem a importância de estimular o corpo, a ginástica cerebral estimula o cérebro e suas funções. Eles chegam reclamando da perda de memória, mas na verdade o que eles precisam é deixar de ser sedentários, isso é que faz perder as lembranças. Com o estímulo eles melhoram bastante”, explica Vivian Miranda.

O Projeto ”Boa Comunicação da Melhor Idade” tem como objetivo desenvolver as potencialidades dos idosos, visando minimizar suas dificuldades de comunicação e memória, contribuir para o ajustamento psico sócio emocional desses idosos, proporcionando-lhes meios para manifestar de forma funcional sua linguagem receptiva e expressiva oral e escrita. A secretaria do Idoso também realiza avaliação fonoaudióloga do idoso que faz parte do grupo das oficinas.

A Ginástica cerebral, que será apresentada durante a palestra, é a ligação entre o corpo e a menta e pode ser feita por pessoas de qualquer idade. Trata-se de um método científico, desenvolvido pelo Dr. Dennison, com o objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo: o lado direito (a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade) e o lado esquerdo (o da lógica, do raciocínio, do aprendizado). Os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado e a criatividade.

A integrante da oficina do Projeto ”Boa Comunicação da Melhor Idade”, Marina, diz com entusiasmo: “Eu acho legal estar aqui nesta aula de memória. Já estou aqui há alguns meses e me sinto bem com a professora que dá aula para nós. Estou estudando com elas, eu já melhorei bastante com as coisas que eu esquecia”.

A população idosa e pessoas a partir de 60 anos interessadas em participar do projeto e estimular a memória, podem procurar a sede da Secretaria Municipal do Idoso, na Rua Francisco Portela, nº444 – Centro.