Prefeitura promove simulado de atendimento a pacientes com gripe A

04/06/2009 10:57:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

HPM concentra o Centro de Triagem

A prefeitura de Macaé vai realizar, na sexta-feira (05), um simulado de atendimento de casos suspeitos da gripe A (H1N1). A ação contará com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde (Semusa), diversos órgãos públicos e instituições privadas. O objetivo é treinar todos os envolvidos de forma padronizada, seguindo o fluxograma determinado. O seminário está sendo organizado pela Comissção de Monitoramento da Gripe A, montada pela secretaria de Saúde, com a participação de dicer

O simulado acontecerá em três pontos diferentes, onde algumas pessoas apresentarão fortes sintomas da doença. O treinamento terá início às 8h, no Aeroporto. Um caso suspeito vai surgir num vôo comercial vindo do Rio de Janeiro. Do aeroporto, após a investigação epidemiológica realizada pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o paciente vai seguir direto para o Posto de Triagem da Gripe A, no Hospital Público Municipal (HPM). Os pacientes serão interpretados pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

Duas horas depois, um novo caso suspeito vai surgir no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), onde acontecerá a Feira Brasil Offshore, um visitante vai passar mal e procurar atendimento no posto médico, montado no local pela Unimed. À tarde, mais um caso: desta vez no hotel Blue Tree.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que todos os procedimentos serão analisados e avaliados, por técnicos da Petrobras e da secretaria de Saúde, com o objetivo de verificar a capacidade de detecção e prontidão numa suspeita de caso de gripe na cidade.

Serão monitoradas as condutas frentes ao atendimento médico do caso em todos os cenários, a transferência de um possível doente, a integração dos serviços, entre outros. “Nosso objetivo é fazer com que a população fique tranquila, como também os visitantes e expositores da feira, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho, pois estamos preparados para qualquer eventualidade”, afirmou.

Eduardo lembra ainda que o importante é que a população esteja informada sobre os sintomas da gripe A, pois neste período é freqüente o surgimento da gripe comum. “É importante ressaltar que os casos confirmados no Brasil da gripe A são de pessoas que vieram dos países afetados e as que tiveram contatos com estes viajantes”, diz.

Gripe - O Ministério da Saúde confirmou, na terça-feira (02), mais dois novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), no Brasil. O número de infectados no país chega a 23.

Entre os seres humanos, a transmissão é principalmente pelo ar. Quando um doente tosse ou espirra, o vírus entra no organismo de outra pessoa pela respiração. Os sintomas aparecem depois de três ou quatro dias.

Segundo especialistas os principais sintomas são febre acima de 39ºC, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, tosse e coriza. Parece uma gripe forte. Não existe vacina nem remédio de eficácia comprovada contra a gripe A. O tratamento tem que ser feito em hospitais.

Outro fato importante destacado pelo Ministério da Saúde é de que a pessoa que teve contato com o vírus no período um pouco antes dos sintomas, ela já transmite a doença.