Prefeitura prorroga inscrições para curso de Pós-Graduação e Extensão em Alfabetização

16/03/2009 09:06:15 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Cursos serão realizados na Cidade Universitária

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou, a pedido dos profissionais da educação da rede municipal, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação e Extensão em Alfabetização. Os interessados terão até o dia 21 de março, para se inscreverem na secretaria da FeMASS, na Cidade Universitária de Macaé. A secretaria funciona de segunda à sexta-feira, de 9h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h.

São oferecidas 100 vagas, divididas entre Extensão e Pós-Graduação. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 2796-2500 e no edital, que pode ser acessado no site da instituição: www.funemac.edu.br.

Quem já se inscreveu aprovou a iniciativa. “Como professora, posso dizer que toda atividade que possa nos capacitar e nos valorizar como profissionais é bem vinda. É uma proposta inovadora e, certamente, trará resultados positivos para a Educação na cidade”, disse Renata de Souza Rangel, professora da rede de ensino há cinco anos.

A coordenação do curso informou sobre alguns procedimentos quanto ao download do edital no site. Ele encontra-se em arquivo fechado (ZIP), cabendo ao candidato salvá-lo inicialmente em seu computador e, em seguida, realizar a descompactação.

Os cursos em Alfabetização visam atender profissionais do magistério do quadro efetivo da prefeitura, preferencialmente os que atuam nos 1º e 2º anos de escolaridade do Ensino Fundamental, e têm por objetivo a formação de professores-pesquisadores em Alfabetização, proporcionando qualificação e aprofundamento teórico-prático quanto aos processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

A criação dos cursos em Alfabetização foi uma iniciativa do prefeito Riverton Mussi e a da secretária de Educação, e vice-prefeita, Marilena Garcia. Segundo Marilena, a necessidade de capacitação de professores e educadores nessa área é crescente e necessária.

- Temos constantemente uma demanda de novos alunos na rede e muitos profissionais necessitavam dessa capacitação. Nós, educadores, precisamos nos especializar cada vez mais e acredito que esses cursos ajudarão em nossa proposta de ampliar a qualificação desses formadores - disse.

Além dos cursos em Alfabetização, serão oferecidos outros em: Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência, Gestão Democrática e Participativa da Escola, e História e Cultura da África. Esses cursos serão destinados aos profissionais da rede municipal de ensino. As datas dos cursos serão divulgadas ainda este mês.