Prefeitura prossegue com instalação do Sistema de Monitoramento

20/05/2011 16:41:44 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Postes de até 20 metros estão sendo instalados em vários pontos do município. Objetivo é aumentar a segurança na cidade

Desde o início deste mês, a prefeitura de Macaé está instalando postes de 20 e 14 metros onde serão colocadas as câmeras que fazem parte do Sistema de Monitoramento de Segurança. A implantação do sistema está sendo coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM – Macaé). As imagens capturadas pelas câmeras de alcance de 360º serão monitoradas pelo Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar.

Ao todo, serão instaladas 28 câmeras, neste primeiro momento, pelo convênio com o Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro. O convênio também contempla a instalação de GPS nas viaturas da PM e integração da Chamada 190. Para a instalação de mais 20 câmeras e do espaço físico do GGIM-Macaé a prefeitura renovou convênio com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.

A instalação do Sistema de Monitoramento é um modulo de tecnologia que será sincronizado entre quatro empresas vencedoras da licitação. Além da Telemática (câmeras), as empresas TNL (link entre viaturas e o Cobat e Rio de Janeiro), Synapsis (GPS nas viaturas) e Sisgraph (software de gerenciamento) participam da implantação do sistema.

De acordo com a empresa Telemática, as imagens captadas pelas câmeras serão enviadas por propagação, via rádio que também serão instalados nos postes. Além disso, todos os postes terão instalação elétrica, aterramento e para-raios.

O primeiro poste foi instalado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) em frente ao 32º BPM. Os dois seguintes, no entorno do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, completando o Sistema de Monitoramento para atender ao Estatuto do Torcedor, ampliando a capacidade para 15 mil torcedores: um poste na esquina da Rua Fernando Hipólito com Caetano Correia dos Reis (que capta imagens atrás do estádio dos portões de saída dos torcedores, Canal Macaé-Campos até a ponte de entrada da Nova Holanda) e outro no canteiro da Rodovia Amaral Peixoto em frente ao Portão 11 do estádio (imagens da bilheteria, lateral esquerda e canteiro central até o Batalhão de Polícia Militar).

- Em alguns locais da cidade serão utilizado os próprios postes de iluminação pública. Após a instalação dos postes e das câmeras, será realizada a configuração do sistema com a instalação do software no Cobat que já está concluído. Oito operadores - servidores municipais concursados - serão recrutados, treinados e terão dedicação exclusiva ao local. Serão analistas de imagens e trabalharão em turnos, pois o sistema vai operar 24 horas, ininterruptamente – explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, tenente coronel Edmilson Jório.

De acordo com Jório, este investimento proporcionará maior velocidade nos atendimentos ao público, permitindo registrar e relatar as ocorrências acionadas, bem como os posicionamentos das viaturas, para posteriores prestações de esclarecimentos.

- Além disso, poderá ser compartilhado pela iniciativa privada, principalmente pelas empresas de transporte de passageiros e cargas. Teremos também um incentivo maior para a participação da sociedade nas soluções para a redução da violência, podendo acompanhar em tempo real, a mancha criminal, face à ligação direta com o ISP (Instituto de Segurança Pública) - explicou o coordenador do GGIM-Macaé.

Primeiro projeto do interior a se integrar ao Centro de Comando e Controle

As imagens captadas pelo Cobat, em Macaé, estarão integradas ao Centro de Operações da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, na capital, e futuramente, às instalações do Centro de Comando e Controle que será utilizado para atender à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

- Será o primeiro projeto do Cobat no interior do estado do Rio a ser integrado ao Comando e Controle que fará o monitoramento durante as Olimpíadas e Copa do Mundo -, conclui o coordenador do GGIM-Macaé.


Fotos Relacionadas