Prefeitura prossegue obras da ciclovia na Linha Verde

14/10/2008 15:31:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé continua as obras de construção da ciclovia ao lado da pista direita no segundo trecho da Linha Verde já asfaltado, a partir do trevo de acesso à Cancela Preta e Bairro da Glória até o trevo da Rua Aloísio Gomes. A ciclovia terá 1.300 metros e vai se unir à já existente na Linha Verde. A ciclovia está sendo construída sobre galeria de águas pluviais, cujo manilhamento vai direcionar o escoamento para o Canal do Capote.

As obras estão sob a responsabilidade da secretaria executiva de Obras (Semob), que mantém no local 18 homens, uma retroescavadeira, uma Patrol e um caminhão. Um trecho da ciclovia já está pronto e no outro trecho, em direção ao Hotel Dubai, está sendo preparada a base, com utilização de brita corrida. Segundo informações do encarregado Edson Bilati, após a conclusão das obras, serão feitas as calçadas, do lado do canal e toda ciclovia receberá pintura, como a já feita na Linha Verde.

A Linha Verde, que faz parte do arco viário do município e é uma das mais importantes vias da cidade, recebe obras desde junho de 2007, quando foi interditada uma pista entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira. Com a conclusão da primeira etapa da via, foi iniciado o asfaltamento da segunda etapa, entre o trecho da Cancela Preta e trevo da Aloísio Gomes. Com o asfaltamento desse trecho já concluído, a prefeitura começou a construção da ciclovia. Segundo informa a Semob, será reiniciada a recuperação do trecho entre o trevo da Aloísio Gomes e o trevo da Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros e logo a seguir serão iniciadas as obras na outra pista da Linha Verde.

As obras na Linha Verde têm orçamento de R$ 29 milhões, com o objetivo de agilizar o trânsito no centro de Macaé, já que essa via, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade.

Cerca de sete mil veículos passam pela Linha Verde diariamente

Aberta pelo governo do Estado há cerca de onze anos, a Linha Verde foi construída em área alagada, sem preparação para a grande utilização que tem hoje. Apresentava problemas de constantes alagamentos, tornando mais lento o trânsito. Análises e sondagens do solo realizados mostraram a necessidade de refazer essa via de tráfego. Segundo estudos da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) cerca de sete mil veículos, incluindo muitas carretas, trafegam diariamente por ela, impactando essa via com quatro quilômetros de extensão em cada pista.

De acordo com o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker, as obras realizadas têm o objetivo de atender ao crescimento atual e futuro de Macaé. Para atender à demanda, a Semob optou por retirar todo o asfalto e refazer o leito que estava em más condições, para, então, ser feita nova pavimentação.

- Estudos efetuados ao longo de toda pista da Linha Verde mostraram que ela tinha um inadequado sistema de drenagem para escoar as águas pluviais e falta de caimento da pista, que afundava e o asfalto cedia, causando poças d’água em vários pontos. Foram instaladas manilhas de 40 milímetros em alguns trechos, o asfalto antigo foi retirado, o leito compactado e colocada brita corrida antes do novo asfaltamento.

Sobre as obras na Linha Verde, o secretário colocou que vão continuar. “As obras nessa via vão continuar. As pistas já reconstruídas receberam meios-fios, recuperação das calçadas, ciclovia, redutores de velocidade, sinalização e revisão da iluminação, concluiu o secretário Mário Bucker.