Prefeitura prossegue obras do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamin

03/12/2009 14:52:33 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

O canal da Antônio Curvelo Benjamim está incluído na primeira fase do Programa Água Limpa

Prosseguem em ritmo acelerado as obras de construção do novo canal de escoamento das águas pluviais na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo. As obras, sob a responsabilidade do Consórcio CBPO/Zadar e fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop), acontecem em duas frentes, com instalação de peças pré-moldadas e iniciando hoje, 03 de dezembro, a concretagem do fundo do canal em mais dois trechos, sendo um com 12 metros de extensão e outro com 24 metros.

Segundo informações do Consócio CBPO/Zadar, já estão concluídos 63 metros do primeiro trecho e 37 metros do segundo, totalizando 100 metros do fundo do canal. É objetivo da prefeitura concluir, até 18 de dezembro, 150 metros desse canal com 250 metros de extensão, ficando para janeiro a conclusão dos outros 100 metros.

Edílson Ferreira, gerente de engenharia e produção do Consórcio CBPO/Zadar, informa que as obras estão em ritmo acelerado, aproveitando os dias de tempo firme. “No trecho já concluído e a concluir, até 18 de dezembro, faltam apenas colocar a cobertura, já que esse canal será coberto”, coloca o engenheiro, acrescentando que a expectativa é que até o final de janeiro todo o canal esteja pronto, quando então, serão iniciadas as obras de instalação do novo canal na Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna).

O canal da Antônio Curvelo Benjamim está incluído na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e ampliação do saneamento básico na cidade, tendo como objetivo aumentar a vazão das águas pluviais da região. Depois de pronto, esse canal será interligado ao Canal Fábio Franco e ao canal da Avenida Evaldo Costa, que será totalmente reconstruído pela prefeitura.

O canal da Antônio Curvelo terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura. Ele começa na esquina da Antônio Curvelo com a Linha Vermelha, vai até a esquina da Avenida Evaldo Costa. 170 peças pré-moldadas com 80 centímetros de base por 1,35m de altura compõem esse canal que vai ampliar a vazão pluvial da região, situada em cota mais baixa ao nível do mar, o que causa os constantes alagamentos.

Sobre a importância da construção desses novos canais, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, coloca que essas obras vão contribuir com a drenagem das águas de chuva de várias localidades, como o Riviera, Costa do Sol, Visconde de Araújo, Campo d’Oeste e Maringá, entre outras. “São ações do Programa Água Limpa, prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi. São obras com o objetivo de acabar com os alagamentos que as localidades dessa região sempre vivenciaram quando chove mais forte no município, diz o secretário.