Prefeitura realiza Bairro Cidadão no Lagomar

03/07/2011 07:08:41 - Jornalista: Marcos Neves Jr - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Projeto mobilizou moradores neste sábado, levando diversos serviços à comunidade

O projeto Bairro Cidadão chegou ao Lagomar, neste sábado (2), para o benefício de milhares de moradores da localidade. O projeto é realizado quatro vezes ao ano e tem por finalidade levar à população dos bairros serviços essenciais, como emissão de documentos e orientações de saúde, além de atividades culturais para as crianças e seus responsáveis.

Para abrigar o projeto, foi organizada uma estrutura completa no antigo Clube da Cerj, onde foram montados stands das secretarias, subsecretarias e demais órgãos participantes do evento. Um palco foi usado para as intervenções artísticas de grupos de dança, teatro, música e para contação de histórias. Agentes de trânsito orientaram o trânsito no entorno do local, evitando transtornos no deslocamento dos envolvidos com as atividades.

Essa interação entre órgãos do município e sociedade civil, de acordo o coordenador da Câmara Permanente de Gestão de Macaé, Romulo Campos, é uma das funções do órgão, que fundamenta seu trabalho no aumento da participação popular no controle social das políticas públicas. Segundo ele, esse modelo de administração é extremamente arrojado, pois envolve todos os setores da sociedade na resolução dos problemas da cidade.

- A Câmara Permanente de Gestão existe para integrar os diversos entes do município no serviço à comunidade e, entre outras funções, implementa o orçamento participativo no município. Projetos como o Bairro Cidadão tornam isso palpável e visível a todos, pois, além de atender a necessidades pontuais da população local, são ouvidas as suas demandas – afirma Rômulo.

A coordenadora do projeto, Amélia Guedes, confirma a característica participativa do Bairro Cidadão. Ela defende que é responsabilidade do poder público essa aproximação com a sociedade, mas ressalta que o evento é realizado por meio de solicitação da própria comunidade, tendo, desta vez, sido escolhido o bairro do Lagomar para receber esta edição. Amélia se mostrou feliz com a realização do evento.

- Reunir todos esses serviços para atender aos moradores do bairro é uma missão muito árdua, mas, na mesma medida é extremamente prazerosa. O contato com a comunidade é trabalho diário da equipe, pois é de casa em casa, todos os dias, que se fazem as pesquisas e se conhecem as necessidades da população. Por isso é sempre bom realizar o Bairro Cidadão, porque é a concretização de um longo trabalho – conclui Amélia.


Fotos Relacionadas