Prefeitura realiza curso de criação de abelhas no Sana

25/02/2008 16:46:04 - Jornalista: Cesar Dussac e Thales Coutinho

A prefeitura de Macaé, em parceria com a secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou no fim de semana – sábado (23) e domingo (24) – o curso básico de apicultura. No sábado, os alunos aprenderam teoria e no dia seguinte exercitaram a prática numa propriedade de criadores, utilizando todos os instrumentos necessários à segurança e utilizados na criação de abelhas para produção de mel e cera. A atividade realizada no Sana contou com atuação da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) e atendeu uma demanda sinalizada pelos agricultores locais.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, o alinhamento político do prefeito Riverton Mussi com os governos federal e estadual só tem produzido efeitos positivos; a realização do curso comprova isso. Ele observa que a parceria entre os governos, nas três esferas, só resulta em benefício da população macaense.

- O curso de apicultura é a resposta a uma demanda sinalizada pelos agricultores do município, quando se reuniram em novembro de 2007. Todos foram cadastrados no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador - da secretaria de Trabalho e Renda, que funciona no Macaé Facilita do Sana”, informou Robério. Gerar trabalho e renda com sustentabilidade ambiental, social e econômica é o desafio da prefeitura de Macaé, aproveitando as vocações e potencialidades de cada comunidade”.

O extensionista da Emater, José Henrique, levou para as aulas todo o material necessário à iniciação da atividade produtiva com abelhas. Entusiasmados, de posse das técnicas, os 25 alunos querem formar um grupo produtivo de apicultores, já que muitos deles vêm atuando informalmente (sem técnica) na área. O grupo receberá o apoio da Incubadora de Empreendimentos de Eco Pop Sol. Juntos, buscarão articulação com outras secretarias municipais e instituições que apóiem a iniciativa.

O coordenador da Região Serrana da secretaria executiva de Trabalho e Renda, Angelo Luz, sinaliza a articulação com o Programa Prosperar da secretaria do estado de Agricultura no sentido de viabilizar crédito para investimento e custeio, potencializando os empreendimentos.

Para Joel Bopher (participante), o curso foi muito importante. “Crio abelhas há algum tempo. Agora, com as técnicas aprendidas, minha produção vai melhorar muito, o que vai me possibilitar um faturamento maior”, garantiu.