Prefeitura realiza limpeza da ETE do Parque Aeroporto

11/03/2009 15:50:07 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

O objetivo é que a ETE funcione com carga plena

A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) está realizando limpeza, instalação de bombas e reposição de equipamentos furtados da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Aeroporto. O objetivo é que a ETE funcione com carga plena, recebendo o esgoto dos moradores da localidade e também os despejos de dejetos de caminhões autorizados pela administração municipal.

Toda a área interna da ETE foi limpa, com retirada de mato, de lixo e de lodo. Os decantadores estão recebendo limpeza e a prefeitura está instando bombas na Elevatória. Na última segunda-feira, o prefeito Riverton Mussi determinou o fechamento da ETE para reparos, quando esteve no local, acompanhado pelos secretários municipais de Serviços Públicos, George Jardim, e de Obras, Tadeu Campos, além de outros secretários de governo e do vereador Chico Machado.

Com a ETE fechada, está proibida a entrada de caminhões limpa-fossas, até que a estação volte a operar. Na visita de inspeção à estação, o prefeito colocou que ali eram despejados diariamente de 40 a 50 caminhões limpa-fossas e de empresas com material orgânico e inorgânico além da capacidade da ETE. ”Somente os caminhões autorizados pela prefeitura poderão utilizar a estação”, disse o prefeito.

De acordo com informações de técnico Flávio dos Santos, ex-supervisor da ETE do Parque Aeroporto e que acompanha a limpeza da Estação, a unidade tem quatro decantadores e até a próxima sexta-feira estará funcionando pelo menos um decantador, enquanto continua a limpeza nos demais. Segundo o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, dentro de 30 dias a ETE estará em plena carga .

O secretário George Jardim, colocou que há registro de ocorrência da Delegacia de Macaé de furto de equipamentos, como motores elétricos das bombas de iodo e de polímero, na ETE do Parque Aeroporto, mas, mesmo assim a ETE nunca esteve inoperante.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, lembrou que com o furto dos equipamentos diminuiu a capacidade da ETE, mas ela nunca deixou de funcionar. “A prefeitura está repondo as peças furtadas, por atos de vandalismo, e efetuando a limpeza nos tanques, para que a ETE possa funcionar com sua capacidade total, recebendo e tratando o esgoto da comunidade”, disse Tadeu Campos.

- Com a reposição dos equipamentos furtados, a ETE voltará a funcionar, atendendo aos despejos dos caminhões limpa-fossas autorizados pela prefeitura, além de receber e tratar todo o esgoto do Parque Aeroporto, disse George Jardim, lembrando que a prefeitura tem projeto de desativar a estação para fazer no local uma praça pública e de vai construir uma nova Estação de Tratamento de Esgoto bairro da Ajuda para receber os dejetos do Parque Aeroporto, onde residem mais de 30 mil pessoas.

- O prefeito Riverton Mussi já declarou que vai desativar essa Estação, mas enquanto isso estamos recuperando a ETE para evitar o lançamento de esgoto no Canal Macaé/Campos, falou George Jardim.